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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1983.tde-25062024-135145
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Sergio de Carvalho Chagas
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1983
Director
Tribunal
Brinati, Hernani Luiz
Maizza Neto, Octavio
Veiga, Jorge Pinheiro da Costa
Título en portugués
Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G.
Palabras clave en portugués
Propulsão
Resumen en portugués
Este trabalho descreve estudo realizado para modelagem, simulação dinâmica e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora combinada, motor diesel ou turbina gás, de um navio do tipo Fragata dotado de hélice de passo controlável. Inicialmente são analisados e selecionados modelos matemáticos para os componentes do sistema. Com as equações do movimento e do sistema de controle básico proposto obtêm-se o modelo integrado do sistema; desenvolve-se dois programas de simulação para computador digital: um com Diesel e outro com Turbina. Visando-se a rapidez de proposta do sistema são determinados os valores de alguns parâmetros de controle pela simulação de manobras de aceleração e parada brusca. Cada parâmetro é variado mantendo-se os demais constantes sendo a análise feita por comparação entre os índices de desempenho (ID). Tentando-se obter um projeto de fácil construção é procurada uma uniformização de parâmetros para todas as manobras e modos de operação. Finalmente é analisada a influência de condições de casco, mar e deslocamento de navio sobre o desempenho do sistema de controle proposto. As principais conclusões são apontadas.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Propulsion
Resumen en inglés
This work describe the study made for modelling dynamic simulation and control parameters determination for a CODOG propulsion train from a Brigate with controllable pitch propeller. First of all the system componentes mathematical models are analysed and selected. With the movement equations and the basic control system proposal we get the system integrated model, two programs for digital computer are developed: one for Diesel and the Other for gas turbine. Bearing in mind the system quick response some control parameters are determinated by simulation of crash stop and slam acceleration manoeuvres. Each parameter is changed keeping the others constants, the analysis is made by comparaison of performance indexes (PI). Trying to get a easy-made design the uniformization of parametres is searched for all manoeuvres and mode of operation. Finally, is analysed the influence of botton cleaneness, sea condiction and ship displacement on the performance of the control system proposed. Main conclusions are pointed out.
 
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Fecha de Publicación
2024-06-26
 
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