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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-02072004-190334
Document
Author
Full name
Michel Epelbaum
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2004
Supervisor
Committee
Abraham, Marcio (President)
Kruglianskas, Isak
Rotondaro, Roberto Gilioli
Title in Portuguese
A influência da gestão ambiental na competitividade e no sucesso empresarial.
Keywords in Portuguese
competitividade
gestão ambiental
Abstract in Portuguese
A questão ambiental se insere na mudança profunda em andamento na sociedade. Nessa trajetória, a lógica de maximização do lucro empresarial está sendo questionada quanto à obtenção de outros objetivos e da sua razão social, como a proteção do meio ambiente. Esta dissertação estuda a influência da gestão ambiental no sucesso e competitividade empresarial, investigando o grau de correlação e os fatores que a modificam. Para tanto, foram analisados os autores que estudaram estas correlações na literatura, utilizando-se ainda estudos, relatórios e dados existentes sobre o tema. Foram identificados os indicadores de sucesso empresarial e as estratégias competitivas consagradas na literatura, assim como as variáveis e ferramentas ambientais relevantes ao sucesso empresarial. Foi concluído que, de modo geral, o investimento em meio ambiente contribui para aumentar o sucesso empresarial e a vantagem competitiva, com resultados tangíveis (p.ex. eficiência operacional) e intangíveis (p.ex. valor de marca e reputação). No entanto, a força da influência depende de uma série de fatores, dentre os quais se destaca o tipo de processos-produtos-setores envolvidos e seus impactos ambientais, além do grau de preocupação e conscientização ambiental das partes interessadas. Verificou-se que a gestão ambiental afeta mais positivamente o sucesso empresarial na proporção do grau de integração entre seus objetivos e ferramentas, sendo que uma visão de sustentabilidade contribui neste sentido. Com relação às ferramentas da gestão ambiental, evidenciou-se que a produção mais limpa apresenta grandes oportunidades de redução de custos, devendo, porém, ser previamente avaliadas quanto à sua relação custo-benefício. Evidenciou-se, ainda, que a implementação e certificação dos sistemas de gestão ambiental, de acordo com a Norma ISO 14001, apresentam vários benefícios competitivos, dentre os quais se destacam as reduções de custos pela redução da poluição e consumo de materiais; o atendimento de critérios de clientes e investidores; melhoria da gestão global e auxilio a melhoria da imagem (condicionada à existência de outros fatores). Ao final, foi sugerida uma ferramenta para avaliação ambiental estratégica que permite a integração com os indicadores de sucesso e estratégias empresariais. Esta ferramenta foi testada em uma aplicação setorial para os fabricantes de veículos automotores.
Title in English
The influence of environmental management on bussiness competitiveness and success.
Keywords in English
competitiveness
environmental management
Abstract in English
Environmental subject is inside the deep change going on society. In this way, maximizing company profit logic is being questioned about looking for others company's objectives, including environmental protection. This work studies the environmental management influence over firm success and competitiveness, looking for its degree and the drivers that change it. It analyzed the authors that studied these relations, using existing studies, reports and data on this subject. It identified known literature of company's success indicators and competitive strategies, as such as relevant environmental drivers and tools for firm success. It concludes that, in general, investments on environmental protection have positive impact on company success and competitiveness, with tangible (e.g. operational efficiency) and intangible (e.g. brand and reputation value) results. However, influence degree depends on factors such as process-products-sectors types and its environmental impacts; and stakeholders' environmental concerns and awareness. Environmental management affects business success more positively as its objectives and tools integration degree raise, within a sustainability vision and framework. Among used environmental tools, clean production presents big cost reductions opportunities, but projects might be previously analyzed form the cost-benefit perspective. It concludes that environmental management systems implementation and certification according ISO 14001 standard brings competitive benefits such as cost reduction by pollution and resources consumption reduction; meeting clients and investors requirements; internal management improvement; and helping image improvement (conditioned to the existence of other drivers). At the end, it was suggested a strategic environmental evaluation tool, that allows for the integration with business success and strategies. This tool was tested at automakers industry.
 
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Publishing Date
2004-11-30
 
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