• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2008.tde-02102008-163524
Documento
Autor
Nome completo
Rosalina Alves Simões de Mesquita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Mascia, Fausto Leopoldo (Presidente)
Abrahão, Júlia Issy
Silva, Márcia Terra da
Título em português
Trabalho coletivo em serviços: estudo de caso em uma unidade básica de saúde.
Palavras-chave em português
Ergonomia
Organização do trabalho
Serviço de saúde
Trabalho em grupo
Resumo em português
Esta dissertação apresenta uma discussão sobre trabalho coletivo, gerada a partir de pesquisa realizada com profissionais que atuam na prestação de serviços de saúde em uma organização pública. O objetivo principal é abordar o trabalho em grupo considerando o contexto de serviços de saúde e investigar como os trabalhadores pertencentes às equipes de composição multiprofissional, se mobilizam para a realização do trabalho. Como referencial teórico partiu-se dos pressupostos da teoria sociotécnica para trabalho em grupo, aprofundando a discussão com premissas da ergonomia da atividade para trabalho coletivo. Realizou-se estudo de caso em uma Unidade Básica de Saúde e como método para coleta de dados e informações, foi utilizada a análise ergonômica do trabalho (AET), que incluiu a técnica de observação de atividades de trabalho na unidade, entrevistas com os profissionais envolvidos e reuniões de validação dos resultados da pesquisa. À luz dos resultados da coleta de dados em campo e revisão bibliográfica, procurou-se fazer uma reflexão sobre as hipóteses de pesquisa. Como resultado concluiu-se que o trabalho coletivo permite lidar com situações de imprevisibilidade e variabilidade, em ambientes dinâmicos como o de prestação de serviços. O trabalho coletivo permite que os trabalhadores desenvolvam estratégias para enfrentar dificuldades e constrangimentos do trabalho. Através da mobilização coletiva, os profissionais regulam suas ações e re-elaboram as demandas dos usuários, tornando os objetivos estabelecidos pela organização compatíveis com a situação real de trabalho.
Título em inglês
Collective work on services: a case study in a helthcare center.
Palavras-chave em inglês
Collective work
Ergonomics of the activity
Healthcare services
Service relations
Socio-technical theory
Resumo em inglês
This dissertation deals with the collective work on healthcare services of a public healthcare organization. The main objective is to discuss teamwork considering the healthcare services environment and to investigate how the workers of teams composed with mixed professional categories, mobilize themselves to accomplish their job. The theoretical discussion considers two main stream approaches to teamwork, the socio-technical theory to teamwork and ergonomics of the activity to collective work. Following, a case study was conducted in a public healthcare center using the ergonomic work analysis (EWA) as the main tool to data gathering. This method includes observation techniques of the work activity in the unit, interviews with the professionals and validation sessions of the researchs results. From the results of the field research and the literature review, it was analyzed the research questions previously stated. As a result, it was observed that collective work allows the workers to more properly face the situations of unpredictability and variability in a dynamic service environment. Collective work also allows the workers to develop strategies to face work difficulties and constraints. With collective mobilization, the professionals regulate their actions and re-elaborate the users demands, turning the goals established by the organization compatible with real situation of work.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-10-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.