• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2012.tde-06062013-164103
Documento
Autor
Nombre completo
Eugenio José Silva Bitti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Amato Neto, João (Presidente)
Aquino, André Carlos Busanelli de
Cardoso, Ricardo Lopes
Fleury, Afonso Carlos Corrêa
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias
Título en portugués
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil.
Palabras clave en portugués
Ciclo de vida
Estratégia organizacional
Franquia
Incentivos
Monitoramento
Resumen en portugués
Uma das perspectivas pioneiras na explicação do fenômeno franchising é a de que esse formato organizacional proporciona crescimento rápido de redes de unidades de negócio. No entanto, poucos trabalhos empíricos discutem os determinantes do crescimento de redes de franquia. Diferenças entre os setores da indústria e entre as características das redes estão relacionadas a fatores de influência distintos, os quais carecem de investigação. Neste trabalho, 376 redes associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) foram analisadas para verificar alguns dos determinantes do crescimento do número de unidades na rede. Evitando taxonomias arbitrárias, o estudo segrega as redes em grupos de comportamento estratégico. Tal comportamento deriva diretamente da especificidade de ativos desenvolvidos ao longo do ciclo de vida das redes (efeito path dependence). Testou-se em seguida se o crescimento é afetado pela perspectiva de risco moral de franqueados e pela variação nos incentivos estabelecidos pela rede. Os resultados apontam para efeitos benéficos da reputação e experiência de redes maduras em sua relação com franqueados. Além disso, são obtidos alguns novos insights sobre a relação de redes de franquia com o setor de shopping centers e a presença cada vez maior de redes de franquia em mercados emergentes no cenário brasileiro.
Título en inglés
Determinants of growth of franchised chains in Brazil.
Palabras clave en inglés
Firm strategy
Franchising
Incentives
Live-cycle
Monitoring
Resumen en inglés
A traditional claim about franchising phenomenon is that this arrangement provides faster networks growing. However, few studies investigate the determinants of growth of franchised chains. Distinctions between both industries and franchise chains issues are related to different influencing factors, which needs further research. In this study, 376 networks associated with the Brazilian Franchising Association (ABF) were analyzed in order to identify some of the determinants of chain size growth (the number of chain's outlets). While it avoids arbitrary taxonomies, the study secretes sample chains into strategic behavior groups. Such a behavior derives directly from the assets specificity developed during the life-cycle of franchised chains in the sample (path dependence effect). Tests were applied checking whether growth is affected by the prospect of franchisees moral hazard, as to the variation in the incentives mechanisms established by franchisors. The results suggest beneficial effects of both reputation and experience in mature chains related associated franchisees. Additionally, the study provides some new insights into the franchise and shopping malls industry interaction, and the increasing presence of franchise networks in emerging markets in the Brazilian scene.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-06-12
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • BITTI, E. J. S., AMATO NETO, J., e AQUINO, A. C. B. Monitoramento e coordenação em redes de franquia: dispersão geográfica e automação impactando o mix contratual. Revista de Contabilidade e Organizações, 2013, vol. 7, p. 3-13.
  • BITTI, E. J. S., AMATO NETO, J., and AQUINO, A. C. B. Vector of influence on the mix of contract franchise network in Brazil: geographical dispersion vs. automation. In INTERNATIONAL ANNUAL EUROPEAN OPERATIONS MANAGEMENT ASSOCIATION (EurOMA) CONFERENCE, 17., Porto, 2010. Book of abstracts.Porto : Universidade Católica Portuguesa/ EurOMA, 2010. Abstract.
  • BITTI, E. J. S., AMATO NETO, J., and AQUINO, A. C. B. Vector of influence on the mix of contract franchise network in Brazil: geographical dispersion vs. automation. In INTERNATIONAL ANNUAL EUROPEAN OPERATIONS MANAGEMENT ASSOCIATION (EurOMA) CONFERENCE, 17., Porto, 2010. Proceedings: Managing operations in service economies.Porto : Universidade Católica Portuguesa/ EurOMA, 2010.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.