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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2013.tde-08072014-124746
Documento
Autor
Nome completo
Leonel José Girotti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Mesquita, Marco Aurélio de (Presidente)
Camargo Júnior, Alceu Salles
Nakao, Osvaldo Shigueru
Título em português
A fábrica de skates: um caso didático em planejamento e controle da produção.
Palavras-chave em português
APS
Caso didático
Ensino e Aprendizagem
MRP
Planejamento e controle da produção
Resumo em português
As altas exigências que impõe o mercado globalizado, a complexidade dos sistemas produtivos de manufatura atuais e os avanços na Tecnologia da Informação são fatos que resgatam a importância da Programação Detalhada da Produção para as empresas. A pesar de bastante consolidada e difundida, a abordagem clássica MRP / ERP não atende plenamente as necessidades em ambientes de produção intermitente. A Programação Detalhada da Produção com capacidade finita dos recursos, atualmente contemplada nos sistemas APS (Advanced Planning & Scheduling), constitui uma alternativa interessante para melhor cumprir prazos de entrega em ambientes com roteiros de produção complexos e produção make-to-order (MTO). O problema de pesquisa ora estudado contempla o ensino de modelos de Planejamento e Controle da Produção (PCP) em um ambiente de produção intermitente, com foco na Programação Detalhada da Produção e nos sistemas MRP e APS. Propõe-se um plano de ensino que busca apresentar e diferenciar essas abordagens. O plano contempla o uso de um caso didático A Fábrica de Skates. De uma forma lúdica, porém realista, o caso apresenta, nas suas cinco etapas, duas situações hipotéticas de uso de sistemas de programação. O primeiro, um MRP para planejamento da fábrica de skates e, no segundo, um APS utilizado pelo fornecedor de eixos. O plano foi aplicado pela primeira vez em uma turma de graduação do curso de Engenharia de Produção. Nesta dissertação, é apresentada uma descrição detalhada do caso didático, junto ao plano de ensino. A pesquisa verificou, mediante análise das atividades do caso e de um questionário de avaliação, a utilidade dos recursos elaborados, como também que as estratégias aplicadas ajudaram na aprendizagem. Nesta primeira aplicação, constatou-se também que a alta carga de trabalho dos alunos no semestre e o pouco peso dado à nota final do caso didático foram fatores que inibiram melhores resultados. Para futuras aplicações, o caso didático pode ser aprimorado: novas etapas contemplando outros assuntos importantes para a disciplina PCP e análise de alternativas para substituição dos softwares empregados são exemplos de melhorias.
Título em inglês
The skateboard factory: a teaching case for manufacturing planning and control.
Palavras-chave em inglês
APS
Manufacturing planning and control
MRP
Teaching and learning
Teaching case
Resumo em inglês
The high standard of competition in global market, the complexity of current manufacturing systems and the advances in Information Technology highlight the importance of the detailed production scheduling. Although classical approaches such as MRP perform this function quite well in different situations, these systems do not perform well in make-to-order (MTO) production systems. The finite capacity scheduling currently embedded within the software called APS (Advanced Planning & Scheduling) is a more interesting approach to achieve better performance in meeting due dates in production environments with complex routings and MTO strategy. Thus, the problem addressed in this study concerns the teaching of Production Planning and Control (PPC) models for intermittent production, with focus on the detailed production scheduling using MRP and APS approaches. In order to that, a teaching plan is proposed to present and differentiate these approaches. It includes the use of an educational case study named "The Skateboard Factory". In a playful but realistic way, the case presents, in its five stages, two hypothetical situations of use of scheduling systems. First, an MRP approach for planning in the skateboard factory, and second, one APS approach used by the truck supplier. The teaching plan was first applied to an undergraduate degree Production Engineering program. In this dissertation, a detailed description of the educational case study, along with the teaching plan, is provided. The results achieved in the case study and the students evaluation attest to the usefulness of the resources designed, and also that the strategies applied really improved the learning process. In this first application, it was also observed that high workload and the little weight in the final grade of the case study inhibit better results. In future applications, the case can be enhanced to include new stages on other important issues of the PPC discipline and the replacement of the software used.
 
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Data de Publicação
2014-07-15
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • GIROTTI, L. J., e MESQUITA, M. A. Simulação e Estudos de Caso no Ensino de Planejamento e Controle da Produção: um survey com professores da Engenharia de Produção. Produção (São Paulo. Impresso), 2014.
  • GIROTTI, L. J., e MESQUITA, M. A. Uma análise comparativa das abordagens MRP e APS para Programação Detalhada da Produção. In SIMPOI 2011, São Paulo, 2011. SIMPOI 2011 Anais., 2011.
  • GIROTTI, L. J., NISHIMURA, V. S., e MESQUITA, M. A. Simulação em Planilhas para Programação de Ordens de Produção em Sistemas Job Shop. In XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Belo Horizonte, MG, 2011. Anais do ENEGEP., 2011.
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