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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2022.tde-10072024-150320
Documento
Autor
Nome completo
Jaime Beer Frenkel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Salerno, Mario Sergio (Presidente)
Bernardes, Roberto Carlos
Cruz, Daniel Karrer da
Freitas, Jonathan Simoes
Proença, Adriano
Título em português
Implementação de sistemas de gestão para inovações estratégicas: entendendo como se desenvolve o processo, os desafios enfrentados e como superá-los.
Palavras-chave em português
Inovação (Administração)
Inovação de gestão
Inovação estratégica
Liderança
Processo de implementação
Sistemas de gestão
Resumo em português
Diversos estudiosos argumentam que, para se tornar capaz de desenvolver repetidamente inovações que gerem um grande impacto no mercado e criar plataformas de crescimento orgânico aqui chamadas de inovações estratégicas , uma organização precisa de um sistema de gestão dedicado a elas, com características muito diferentes do sistema de gestão responsável pelas operações correntes (O´CONNOR; DEMARTINO, 2006; O´CONNOR et al., 2008; O´CONNOR, 2008; OCONNOR; CORBETT; PETERS, 2018). Gestores que buscam liderar a implementação destes Sistemas de Gestão para Inovações Estratégicas aqui chamados de SGIEs enfrentam quatro desafios muito específicos: (i) Dificuldade em obter e manter o apoio da alta liderança, já que o SGIE possui objetivos desalinhados aos objetivos buscados pela operação corrente; (ii) Lidar com a resistência dos gestores responsáveis pelo core business que tendem a enxergar nas inovações estratégicas uma ameaça à eficiência da organização; (iii) Lidar com a pressão do core business por resultados de curto prazo quando, por definição, os resultados das inovações estratégicas são incertos e tendem a vir apenas a longo prazo; (iv) Corpo de conhecimento muito limitado para lhes apoiar durante a implementação. Esta tese estuda como se dá o processo de implementação de um SGIE, mais especificamente, ela busca entender as dificuldades criadas pelos quatro desafios descritos acima e como os atores envolvidos na implementação podem lidar com elas para aumentar as suas chances de sucesso. Para isso, é realizado um estudo de caso aprofundado sobre um processo de implementação de um SGIE em uma empresa multinacional brasileira do setor de sistemas de transporte que, ao longo de 10 anos, implementou com sucesso um SGIE sofisticado. O método de análise da estrutura de eventos (HEISE; DURIG, 1997) é aplicado, gerando uma rede de 21 eventos que descrevem o processo de implementação empírico, que é comparado com um modelo teórico de processo construído a partir da literatura de inovação em gestão. Este trabalho apresenta três contribuições principais: (i) Mostrar como a implementação de um SGIE pode ser entendida como uma jornada evolutiva; (ii) Descrever como os 4 desafios aqui apontados afetam o processo de implementação do SGIE; (iii) Apresentar táticas que podem ser utilizadas pelos gestores que lideram a implementação de um SGIE para superar esses desafios.
Título em inglês
Implementation of management systems for strategic innovations: understanding the role of managers in the implementation process, their challenges how to overcome them.
Palavras-chave em inglês
Implementation process
Innovation management
Leadership
Management innovation
Management systems
Strategic innovation
Resumo em inglês
Scholars have argued that to systematically develop innovations capable of leveraging emerging technologies to create new growth platforms here called strategic innovations a company needs a dedicated management system separated from the one responsible for current operations (O´CONNOR; DEMARTINO, 2006; O´CONNOR et al., 2008; O´CONNOR, 2008; OCONNOR; CORBETT; PETERS, 2018). The implementation of these management systems, despite being a major challenge, has not been explored in detail by the literature. Managers who seek to lead the implementation of these Management Systems for Strategic Innovations here called MSSIs face very specific challenges: (i) Struggling to get and keep top management support; (ii) Dealing with the resistance of the managers responsible for core business, who tend to see strategic innovations as a threat to the efficiency of the organization; (iii) Dealling with the pressure of core business for short-term results when, by definition, the results of strategic innovations are uncertain and tend to come only in the long term ; (iv) A very limited body of knowledge to support them during implementation. This thesis studies how the implementation process of a MSSI place. More specifically, it seeks to understand the difficulties created by the four challenges described above and how the actors involved in the implementation can deal with them to increase their chances of success. With this aim, an in-depth case study is carried out on the implementation process of a MSSI in a Brazilian multinational company in the transport systems sector that, over 10 years, successfully implemented a sophisticated MSSI. The event structure analysis method (HEISE; DURIG, 1997) ESA is applied, generating a network of 21 events that describe the implementation process. This empirical process is compared to a theoretical process constructed from a translation of studies of the management innovation literature that describe how management practices are adopted by established organizations. This analysis allows us to generate three main contributions: (i) Show how the implementation of a MSSI can be understood as an evolutionary journey, composed of several overlapping implementation cycles; (ii) Describe how the four challenges pointed out here affect the MSSI implementation process; (iii) Provide a framework that organizes tactics available to the managers who lead the implementation of an MSSI to overcome these four challenges.
 
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Data de Publicação
2024-07-11
 
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