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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.3.2007.tde-12072007-181844
Document
Auteur
Nom complet
Mario Luiz Bimbatti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Toledo, Nilton Nunes (Président)
Laurindo, Fernando José Barbin
Pereira, Giancarlo Medeiros
Shimizu, Tamio
Vendrameto, Oduvaldo
Titre en portugais
Como enfrentar o 'Fenômeno China' na produção de calçados: proposta de estratégia competitiva para a indústria calçadista brasileira.
Mots-clés en portugais
Competitividade dos calçados chineses
Estratégia competitiva
Produtores com baixo custo da mão-de-obra
Resumé en portugais
A competição no mercado internacional com os produtores mundiais, pode ser uma fonte de excelentes oportunidades ou de perigosas armadilhas, como o desafio de difícil solução, representado pelos produtores mundiais de calçados com baixos custos de mão-de-obra, por exemplo, os chineses. A grande maioria dos produtores brasileiros de calçados está estabelecida em clusters, como na Europa os produtores italianos de calçados estão estabelecidos nos "distretti". Essas concentrações geográficas de fabricantes são normalmente formadas por empresas de pequeno e médio porte, todas enfrentando o mesmo problema, pois o custo da mão-de-obra é um dos principais custos relativos às atividades das empresas em geral, e principalmente das que operam com a produção baseada na utilização intensiva de mão-de-obra. E mesmo possuindo bom nível de qualidade em seus produtos, estão enfrentando sérias dificuldades financeiras e operacionais, e assim podem permanecer até o encerramento de suas atividades; como tem acontecido, a menos que possam encontrar uma solução organizacional; uma estratégia competitiva que permita concorrerem nas oportunidades dos mercados mundiais sem sofrer as constantes derrotas comerciais impostas pelos produtores chineses. O principal objetivo do presente trabalho, foi propor estratégia competitiva para a indústria calçadista brasileira, por meio da investigação dos principais fatores que estão influenciando a competitividade dos produtores brasileiros no mercado internacional de calçados, principalmente as estratégias adotadas no cluster de Franca. A pesquisa foi realizada em uma indústria de mão-de-obra intensiva, no cluster produtivo de calçados de Franca - SP, completada com informações de pesquisa realizada em tipo de cluster similar na Itália, o cluster calçadista de Verona. (Distretto Calzaturiero di Verona). A proposta final sugere as ações gerenciais e ferramentas para os melhoramentos estratégicos mais adequadas para possibilitar às empresas e outros participantes do cluster, aperfeiçoarem seu preparo para participar da competição de âmbito mundial com maiores chances de sucesso. Estas ações e ferramentas são a base para a proposta de estratégia competitiva, um assunto original na forma como é abordada, pois na literatura especializada não foi encontrado nenhuma tese específica sobre o assunto.
Titre en anglais
How to confront the 'China fenomenom' in the footwear production: competitive strategy proposal for the brazilian footwear industry.
Mots-clés en anglais
Chinese footwear's competitiveness
Competitive strategy
Low labour costs worldwide producers
Resumé en anglais
The international market footwear competition against worldwide producers can be for instance, a source of good opportunities as well as a source of threats like the very hard challenge to solve, represented by the low labor costs producers, like the Chinese footwear producers. Almost all footwear Brazilian producers are established in clusters like in Europe, the Italian footwear producers are established in the "distretti". These geographic footwear producers concentrations' are normally composed by small and medium firms, all facing the same problem, as a labor cost is one of the main costs regarding all enterprises activities and mainly in those productive processes based on intensive use of labor. And these firms, despite of produce excellent quality level products, are in serious financial and operational difficulties, and in this situation they could remain up to the end of their operations, fact occurring too much times, unless can be found an organizational solution, one corporative, and business strategy allowing them to compete in all the world business market opportunities without suffer from being continuously overcame by the Chinese producers. The main purpose of this thesis, was to prepare a competitive strategic proposal for Brazilian footwear Industry, by means investigation of the main factors influencing the Brazilian producers' competitiveness in the international footwear market, mainly the strategies adopted in the cluster of Franca. The research was performed in the intensive labor industry, the footwear industry, in the productive footwear cluster of Franca, State of Sao Paulo, Brazil, completed with information from research in similar cluster's type in Italy, the footwear cluster of Verona (Distretto Calzaturiero di Verona). The final proposal, suggests the most suited managerial actions and tools, to strategic improvements, in order to make the firms and others actors in the clusters improve their skills to better play the game, and have much more chances to win. These actions and tools are the base for a strategic proposal , an original issue, since in the literature was not found any thesis specific about the subject.
 
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Date de Publication
2007-08-21
 
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