• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2024.tde-12072024-084707
Document
Auteur
Nom complet
Renata Silva Madona
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Marx, Roberto (Président)
Ribeiro, Artur Tavares Vilas Boas
Souza, João Valsecchi Ribeiro de
Titre en portugais
Análise dos objetivos e características das aceleradoras corporativas no Brasil.
Mots-clés en portugais
Aceleradoras corporativas
Inovação
Negócios
Resumé en portugais
A inovação sempre foi intrinsecamente relacionada à manutenção da competitividade das empresas e negócios. Atualmente, em um ambiente em constante transformação digital, tornou-se primordial, sendo uma ferramenta de busca de maiores e melhores resultados para as empresas. No entanto, estas enfrentam dificuldades para lidarem com essas mudanças e buscam em aceleradoras corporativas fomentar e executar a inovação por meio de programas de aceleração. Nesses programas, as empresas se relacionam com startups buscando a melhor sinergia e ambiente para fazer inovação. Diante disso, as aceleradoras corporativas surgem com a promessa de desempenhar o papel de alternativa complementar para apoiar o desenvolvimento da capacidade inovadora das organizações. O objetivo deste trabalho é investigar os principais objetivos esperados pelas empresas que atuam no Brasil ao implementarem os programas de aceleração, compreender as características dos programas de aceleração corporativas e verificar os resultados atingidos pelas empresas que implementam as aceleradoras corporativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou quatro programas de aceleração por meio de entrevistas. O estudo indicou que as empresas têm objetivos distintos, mas alguns são comuns e o principal é preencher as lacunas de inovação, além disso, identificou-se uma oportunidade de incrementar a literatura a descrição do objetivo de apoiar o desenvolvimento do ecossistema. Os programas de aceleração das empresas estudadas refletem características consistentes com a literatura, abordando recursos, processos e estrutura organizacional. Em relação aos recursos, foi identificado o desafio de alocação de pessoas e quanto aos processos, foram observadas divergências, apontando oportunidades de padronização. No que tange aos resultados, das quatro empresas estudadas, três atingiram os objetivos do programa de aceleração, enquanto um não pôde mensurar devido ao ciclo do programa não ter sido encerrado na época da coleta dos dados.
Titre en anglais
Analysis of the objetives and characteristics of corporate accelerators in Brazil.
Mots-clés en anglais
Accelerators
Corporate accelerators
Open innovation
Resumé en anglais
Innovation has always been intrinsically related to maintaining the competitiveness of companies and businesses. Currently, in an environment undergoing constant digital transformation, it has become essential as a tool for seeking greater and better results for companies that apply it in their day-to-day operations. However, companies face difficulties are faced in dealing with these changes and look to corporate accelerators to foster and execute innovation through acceleration programs. In these programs, companies interact with startups seeking the best synergy and environment for innovation. Facing this, corporate accelerators appear with the promise of playing the role of a complementary alternative to support the development of organizations' innovative capacity. The goals of this work is to investigate the main expected of companies operating in Brazil to implement acceleration programs, understand the characteristics of corporate acceleration programs and verify the results achieved by companies that implement corporate accelerators. The research, with a qualitative approach, analyzed four acceleration programs through interviews. The study indicated that companies have different objectives, but some are common and the main thing is to fill the innovation gaps. In addition, an opportunity was identified to increase the description of the objective of supporting the development of the ecosystem in the literature. The acceleration programs of the companies studied reflect characteristics consistent with the literature, addressing resources, processes and organizational structure. In relation to resources, the challenge of allocating people was identified and regarding processes, divergences were observed, pointing out opportunities for standardization. As a result, of the four companies studied, three achieved the objectives of the acceleration program, while one could not be measured due to the program cycle not having been completed at the time of data collection.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-07-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.