• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2022.tde-15082023-092824
Document
Auteur
Nom complet
Julia Taunay Perez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Nakano, Davi Noboru (Président)
André, Thiago Afonso de
Garcia, Renato de Castro
Piao, Roberta de Castro Souza
Silva, João Luiz de Figueiredo
Titre en portugais
Determinantes da demanda nacional de produções cinematográficas locais: uma abordagem utilizando aprendizado de máquinas.
Mots-clés en portugais
Aprendizado computacional
Economia criativa
Economia da cultura
Indústria cinematográfica
Resumé en portugais
A compreensão dos determinantes da demanda de um bem ou serviço específico é parte essencial do ato de prever seu comportamento. A demanda no cinema é incerta, o que torna o exercício de projeção uma tarefa árdua na medida em que os modelos lineares de predição, como os que utilizam o método dos mínimos quadrados, mostram-se pouco aderentes às suas características. Se, por um lado, os formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão ancoraram suas ações em frágeis alicerces, a disseminação de métodos mais robustos de análise, com aprendizagem computacional, mostra-se um fértil campo. Grande parte da literatura de modelos empíricos que buscam aplicar aprendizado de máquinas para predição de bilheteria foram desenvolvidos em nações em que a produção estrangeira não representa uma ameaça à indústria nacional. Particularidades do contexto brasileiro trazem desafios relevantes para adaptação das variáveis. Nesse sentido, a presente tese visa colaborar com a literatura apresentando um modelo de determinantes da demanda aplicável a indústrias cinematográficas que não são autossustentáveis e que sofram forte influência de mídias de maior popularidade, como a televisão. Após análise das políticas públicas voltadas para o cinema e uma breve cinematografia das produções de maior sucesso de bilheteria no período de análise, constatouse que o foco dos recursos públicos na etapa de produção, a profissionalização enfrentada por esse elo, o afluxo de profissionais entre os campos do cinema e da televisão e a consolidação da televisão como mídia hegemônica trouxeram a necessidade de adaptação de duas variáveis relevantes do modelo: o poder da produtora e poder do ator famoso. Por meio de novas métricas adaptadas ao contexto brasileiro e com poder explicativo, o modelo dos determinantes da demanda se mostrou robusto.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Brazilian film industry
Demand
Machine learning
Prediction model
Resumé en anglais
Understanding the determinants of demand for a specific good or service is essential to predicting its behavior. The demand for cinema is uncertain, which makes the demand projection exercise an arduous task. Linear prediction models, such as those using the least squares method, show little adherence to their characteristics. If public policymakers and decision-makers anchored their actions on fragile foundations, disseminating more robust analysis methods with computational learning proves to be prosperous. Much of the literature on empirical models that apply machine learning to box office prediction was developed in nations where foreign production does not threaten the domestic industry. Particularities of the Brazilian context bring relevant challenges to the adaptation of variables. In this sense, the present thesis aims to collaborate with the literature by presenting a model of determinants of demand applicable to film industries that are not self-sustainable and are strongly influenced by more popular media, such as television. After analyzing the public policies aimed at the cinema and describing a short cinematography of the most successful productions at the box office in the period of analysis, it was discovered that the focus of public resources in the production stage, the professionalization faced by this link, the influx of professionals between the fields of cinema and television and the consolidation of television as a hegemonic media brought the need to adapt two relevant variables of the model: the power of the producer and the power of the famous actor. The demand determinants model proved robust through a new metric adapted to the Brazilian context and explanatory power.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-08-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.