• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2016.tde-18082016-094348
Document
Auteur
Nom complet
José Daniel Rodrigues Terra
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Berssaneti, Fernando Tobal (Président)
Calarge, Felipe Araujo
Tronchin, Daisy Maria Rizatto
Titre en portugais
A influência de programas e metodologias da qualidade aplicadas na área da saúde.
Mots-clés en portugais
Administração da qualidade
Administração hospitalar
Desdobramentos de políticas da qualidade
Gestão por processos
Produtividade
Resumé en portugais
Este trabalho trata de estudos de casos qualitativos dirigidos para a análise da produtividade e da qualidade em hospitais. Foram considerados cinco hospitais - três públicos e dois privados, todos de grande porte, localizados na região metropolitana da cidade de São Paulo - Brasil, que possuem programas, metodologias e/ou ferramentas da qualidade estabelecidos em seus processos, e que busquem a melhoria contínua. Analisa a influência que estes programas, metodologias e/ou ferramentas têm sobre os processos, produtos e serviços oferecidos, além de aspectos específicos da qualidade quando aplicados em sistemas de saúde do Brasil. Para esta análise, são apresentadas sete proposições. Para confirmar ou refutar as proposições da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em cada hospital, divididas em duas partes: a) pesquisa semiestruturada, realizada tomando como base a revisão da literatura pertinente e b) pesquisa semiestruturada, realizada tomando como base a metodologia da EFQM. Os resultados mostram que há uma convergência entre a aplicação de programas, metodologias e ferramentas da qualidade e a acreditação hospitalar. Indicam, também, que a acreditação é o principal meio pelo qual um hospital inicia e difunde a gestão da qualidade e que o apoio da alta direção influencia positivamente na disseminação de uma cultura de qualidade nas instituições. A conclusão da pesquisa mostra que as proposições não se confirmam de forma plena e duas variáveis de destaque na literatura não são empregadas. Foi proposta uma matriz de resultados, com o objetivo de indicar qual programa, metodologia ou ferramenta da qualidade deve ser empregada para atingir o efeito esperado, de acordo com a entrada aplicada.
Titre en anglais
The influence of programs and methodologies of quality applied in health care.
Mots-clés en anglais
Hospital administration
Process management
Productivity
Quality management
Quality policy developments
Resumé en anglais
This work is to qualitative case studies directed to the analysis of productivity and quality in hospitals. Were considered five hospitals - three public and two private, large all, located in the metropolitan region of São Paulo - Brazil, which have programs, methodologies and / or quality tools established in its processes, and seek continuous improvement. Analyzes the influence that these programs, methodologies and / or tools have on processes, products and services, as well as specific aspects of quality when applied to the Brazilian health systems. For this analysis, seven propositions were presented. To confirm or refute the propositions of research, semi-structured interviews were conducted in each hospital, divided into two parts: a) semi-structured survey, conducted on the basis the review of the literature and b) semi-structured survey, conducted based on the methodology EFQM. The results show that there is a convergence between the application programs, methodologies and tools of quality and healthcare accreditation. Also, indicate that accreditation is the primary means by which a hospital starts and spreads the quality management and the support of senior management positively influences the spread of a culture of quality in institutions. The conclusion of the research shows that propositions it was not confirmed fully and two prominent variables in the literature it was not employed. Was proposed a payoff matrix, in order to indicate which program, method or quality tool must be used to reach the desired effect according to the applied input.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-08-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.