• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2012.tde-26072013-172430
Documento
Autor
Nombre completo
José Manuel Cárdenas Medina
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Spínola, Mauro de Mesquita (Presidente)
Garcia, Renato de Castro
Nakano, Davi Noboru
Santiago Junior, José Renato Sátiro
Terra, José Cláudio Cyrineu
Título en portugués
Processos de socialização e sistemas de gestão de conhecimento em empresas KIBS.
Palabras clave en portugués
Conhecimento tácito
KIBS
Memória organizacional
Sistemas de gestão do conhecimento
Resumen en portugués
Este trabalho possui como objeto de estudo a gestão de conhecimento dentro das firmas de Serviços Empresariais Intensivos em Conhecimento ou KIBS (Knowledge- Intensive Business Services), empresas especializadas que fornecem serviços para outras firmas ou organizações. Serviços de TI, serviços de P&D, consultoria técnica, consultoria legal, consultoria financeira e consultoria gerencial são típicas empresas KIBS. Dado o grau de especialização dessas empresas, a gestão de conhecimento passa a afetar uma parcela importante do desenvolvimento de suas atividades, bem como as ferramentas ou mecanismos estabelecidos para gerenciar as práticas relativas à criação e transferência do conhecimento. Nota-se, também, que o sistema de gestão de conhecimento nessas empresas se cria e desenvolve de maneira distinta da que ocorre em outras organizações. Portanto, buscou-se entender como as organizações KIBS gerenciam seu conhecimento, em especial a experiência (na forma de conhecimento tácito), investigando os mecanismos que se estabelecem para tal fim; e como a memória organizacional e os processos de socialização específicos são criados e desenvolvidos no interior dessas organizações, tendo como objetivo entender como os Sistemas de Gestão de Conhecimento evoluem através do relacionamento entre esses processos. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa. Ela foi realizada por meio de um estudo de casos múltiplos em três empresas KIBS. Para tanto, um modelo teórico foi formulado e, posteriormente, avaliado na fase de pesquisa de campo. As observações finais demonstram que o papel dos especialistas dentro das empresas KIBS é fundamental para a evolução do seu Sistema de Gestão de Conhecimento e que os processos de socialização favorecem ou diminuem suas possibilidades de fornecer requisitos de desenvolvimento.
Título en inglés
Socialization process and knowledge management systems in KIBS.
Palabras clave en inglés
KIBS
Knowledge management systems
Organizational memory
Tacit knowledge
Resumen en inglés
This paper focuses on the study of knowledge management at KIBS (Knowledge- Intensive Business Services), expert companies that provide services to other companies and organizations. IT and P&D service, technical consultancy, law consultancy, financial and management consultancy are all typical KIBS. Given the level of specialization of these firms, management knowledge may play an important part in the development of their activities, as well as the tools, and mechanisms established for managing practices related to the creation and transfer of knowledge. It was noticed in these firms that knowledge management systems (KMS) have been created and developed in a way different from that in other organizations. Consequently, there has been an effort to understand how KIBS firms manage their knowledge, basically expertise in the form of tacit knowledge, by looking into the mechanisms established for that purpose. Additionally, we intend to analyze the creation and development of organizational memory (OM) and particular socialization processes inside these organizations, so that we can learn how KMS evolve through the relationship of such processes. A qualitative research methodology was applied in this project. It was carried out by a multiple case study involving three different KIBS firms. In order to achieve that aim, a theoretic model was devised and forward assessed at the fieldwork stage. Our final observations have proved the essential role experts play inside KIBS firms for the progress of KMS. Likewise, it was found that socialization processes can either increase or reduce the possibilities of supplying development requirements.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-08-05
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • GAVA, V. L, et al. Collective work characteristics in business information system development. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas , 2012, vol. 1, p. 97-111.
  • GAVA, V. L., et al. Proceso para simulación del trabajo cooperativo en la concepción de sistemas informatizados por medio del uso de técnicas de ergonomía del trabajo y cognición. Espacios (Caracas), 2011, vol. 32, p. 24.
  • GAVA, V. L., et al. The 3C cooperation model applied to the classical requirement analysis. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação , 2012, vol. 9, p. 235-264.
  • GAVA, Vagner Luiz, et al. Proceso para simulación del trabajo cooperativo en la concepción de sistemas informatizados por medio del uso de técnicas de ergonomía del trabajo y cognición. Espacios (Caracas) [online], 2011, vol. 32, p. 24-26. Dispon?vel em: http://www.revistaespacios.com.
  • TONINI, Antonio Carlos, SPINOLA, Mauro de Mesquita, e MEDINA, J M C. Madurez e Innovación en el desarrollo de software: convergencia o conflicto. Espacios (Caracas) [online], 2011, vol. 32, p. 7-8. Dispon?vel em: http://www.revistaespacios.com.
  • GAVA, V. L, et al. The 3C cooperation model applied to the classical requirements analysis. In International Conference on Information Systems and Technology Management, (CONTECSI), 2012., São Paulo, 2012. International Conference on Information Systems and Technology Management, (CONTECSI), 2012.., 2012.
  • GAVA, Vagner Luiz, et al. Processo para simulação do trabalho cooperativo na concepção de sistemas informatizados por meio do uso de técnicas da ergonomia do trabalho e da cognição. In ENEGEP - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, São Carlos, São Paulo - SP, 2010. ENEGEP - 2010., 2010.
  • MEDINA, J M C, e SPINOLA, Mauro de Mesquita. Examining organizational memories for ontology and strategy formulation. In Worldcomp´08, Las Vegas, Nevada, USA, 2008. worldcomp´08., 2008.
  • MEDINA, J M C, e SPINOLA, Mauro de Mesquita. Knowledge management and socio-technical systems: a case study. In XVII The International Conference on Production Engineering and Operations Management, Belo Horizonte, 2011. XVII ICIEOM., 2011.
  • MEDINA, J M C, e SPINOLA, Mauro de Mesquita. Knowledge Management Systems and innovation in KIBS: a Brazilian case. In Portland International Center for Management of Engineering and Techonology, Vancouver, Canada, 2012. PICMET., 2012.
  • MEDINA, J M C, e SPINOLA, Mauro de Mesquita. Knowledge or memory: what is the right choice about Information Technology concerns?. In PICMET´10, BANGKOK, TAILÂNDIA, 2010. PICMET PORTLAND INTERNATIONAL CENTER FOR MANAGEMENT OF ENGINEERING AND TECHONOLOGY., 2010. Dispon?vel em: http://www.picmet.org.
  • MEDINA, J M C, e SPINOLA, Mauro de Mesquita. Memória ou conhecimento: qual a escolha certa no âmbito da Tecnologia de Informação?. In ENEGEP - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, São Carlos, São Paulo - SP, 2010. ENEGEP - 2010., 2010.
  • MEDINA, J M C, SPINOLA, Mauro de Mesquita, e VILLANUEVA, A. Organizational memory versus a possible "unplugged IT":case research from a textile commodity chain. In PICMET 2009, Portland, Oregon, USA, 2009. PICMET´09 Portland International Center for Management of Engineering and Technology., 2009.
  • MEDINA, J M C, VILLANUEVA, A., e SPINOLA, Mauro de Mesquita. Considering an Unplugged IT within the organizational memory. In ENEGEP 2009, Salvador, Bahia, 2009. Anais do ENEGEP 2009., 2009.
  • MEDINA, J M C, VILLANUEVA, A., e SPINOLA, Mauro de Mesquita. Estudio del contexto interorganizacional en pequeñas y microempresas utilizando etnografía. In ENEGEP Associação Brasileira de Engenharia de Produção, São Carlos, São Paulo - SP, 2010. ENEGEP - 2010., 2010.
  • MEDINA, J M C, VILLANUEVA, A., e SPINOLA, Mauro de Mesquita. Unplugged TI: estudo de caso em uma cadeia produtiva. In XV SIMPEP - SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO -Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Bauru, São Paulo, 2008. XV SIMPEP - SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO -Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento., 2008.
  • MEDINA, José Manuel Cárdenas, e SPINOLA, Mauro de Mesquita. Sistemas de gestão de conhecimento e inovação em empresas KIBS. In ENEGEP 2012, BENTO GONÇALVES, RS, 2012. Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP (32. 2012 Bento Gonçalves, RS)., 2012.
  • MEDINA, José Manuel Cárdenas, SPINOLA, Mauro de Mesquita, e GAVA, V. L. Organizational memory formulation and social interaction the unplugged it case. In CONTECSI, SÃO PAULO, 2011. Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação - CONTECSI (8. 2011 São Paulo)., 2011.
  • TONINI, Antonio Carlos, et al. Aplicação de Controle Estatístico em ambiente de alta maturidade na produção de software. In ENEGEP - Asssociação Brasileira de Engenharia de Produção, São Carlos, São Paulo - SP, 2010. ENEGEP - 2010., 2010.
  • TONINI, Antonio Carlos, et al. ASSESSMENT OF RESOURCE RELOCATION WITH CP AND CPK INDEXES: A SIX SIGMA CONTRIBUTION FOR SOFTWARE DEVELOPMENT PROCESS. In ENEGEP - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, São Carlos, São Paulo - SP, 2010. ENEGEP - 2010., 2010.
  • TONINI, Antonio Carlos, et al. Serviços de Testes Independentes de Software: uma experiência brasileira. In 8º CONTECSI Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação, SÃO PAULO, 2011. 8º CONTECSI Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação., 2011.
  • TONINI, Antonio Carlos, et al. Software development strategic management: a resource-based view approach. In PICMET 2011, Portland, Oregon, 2011. PICMET Portland International Center for Management of Engineering and Technology., 2011.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.