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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2013.tde-15052014-161248
Documento
Autor
Nome completo
Dionísio Matrigani Mercado Gutierres
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Strambi, Orlando (Presidente)
Nigriello, Andreina
Quintanilha, José Alberto
Título em português
Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.
Palavras-chave em português
Características socioeconômicas
Demanda por transportes
Metrô
Uso do solo e transportes
Resumo em português
Esta dissertação analisa a evolução da demanda por transportes associada à extensão de duas linhas Azul e Verde do Metrô de São Paulo, incluindo cinco estações que iniciaram operação em 1998. A análise usou dados de 1997 e 2007 das Pesquisas Origem e Destino, permitindo a comparação de características de viagem e socioeconômicas. Para cada linha, dois grupos de zonas foram identificadas próximo às novas estações: com impacto direto e com impacto indireto do Metrô. A análise comparou estes grupos geográficos entre eles e temporalmente, usando ambas as Pesquisas OD. Além disso, uma análise desagregada de duas variáveis associadas ao comportamento da demanda por viagem posse de auto e número de viagens foi realizada, objetivando identificar o impacto das novas estações. Os resultados indicam que cada extensão de linha se desenvolveu de forma diferente, em termos de distribuição de atividades e características socioeconômicas. Também, a análise desagregada sugere que o efeito de variáveis como renda familiar e distância até a estação mais próxima pode afetar famílias de forma diferente dependendo da proximidade da zona com o Metrô.
Título em inglês
Analysis of transportation demand evolution associated with deployment of subway stations.
Palavras-chave em inglês
Land use and transport
Socioeconomic characteristics
Subway
Transportation demand
Resumo em inglês
This dissertation analyzes the evolution of transportation demand associated with the extension of two lines Blue and Green of the São Paulo Metro, including five stations that started operating in 1998. The analysis used data from the 1997 and 2007 Origin and Destination Surveys (Pesquisas Origem e Destino), allowing the comparison of travel and socioeconomic characteristics. For each line, two groups of zones were identified in the proximity of the new stations: with direct impact and with indirect impact from the Metrô. The analysis compared these geographic groups between them and in time, using both OD surveys. In addition, a disaggregate analysis of two travel behavior related variables auto ownership and number of trips was conducted, aiming to identify the impact of the new stations. The results indicate that each line extension developed differently, in terms of distribution of activities and socioeconomic characteristics. Also, the disaggregate analysis suggests that the effect of variables such as family income and distance to the nearest station may affect families differently depending on the zone proximity to the Metrô.
 
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Data de Publicação
2014-05-19
 
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