• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2014.tde-16112015-160850
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Oliveira Arbex
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Cunha, Claudio Barbieri da (Presidente)
Ribeiro, Glaydston Mattos
Strambi, Orlando
Título en portugués
Projeto de redes otimizadas de transporte público por ônibus utilizando algoritmo genético.
Palabras clave en portugués
Algoritmos genéticos
Otimização de redes de transporte público
Planejamento de transporte público por ônibus
Resumen en portugués
Esta dissertação trata do problema do projeto de redes de transporte público por ônibus, que consiste em estabelecer as linhas de ônibus a serem operadas e seus respectivos trajetos e frequências. Busca-se determinar uma rede de tal forma a minimizar custos de operadores e usuários, constituindo um problema multiobjetivo. O custo dos operadores é representado tanto pela frota como pela quilometragem total necessária para atender às frequências exigidas; já o custo dos usuários é representado pela soma dos tempos de espera, tempos de viagem dentro do veículo e eventuais penalidades de transferência. Dado tratar-se de um problema multiobjetivo, de natureza combinatória e complexo, é proposto um método de solução baseado na metaheurística Algoritmo Genético. O mesmo baseia-se na construção inicial de um banco de rotas viáveis, e cada solução proposta é formada selecionando-se um subconjunto de rotas deste banco para formar a rede. São aplicadas estratégias de busca por soluções viáveis nos operadores do Algoritmo Genético, devido à grande proporção de indivíduos inviáveis. O modelo é avaliado através de uma instância de teste da literatura e os resultados são comparados com os já obtidos em trabalhos anteriores. A melhor solução encontrada através do método descrito deste trabalho é superior às já reportadas na literatura. Uma análise de sensibilidade foi realizada para avaliar a influência de parâmetros de entrada do modelo na qualidade das soluções. Um Sistema de Visualização foi desenvolvido para representar graficamente as linhas de ônibus e demais variáveis das soluções. Sugere-se, ao final do trabalho, um conjunto de pesquisas futuras associadas à melhoria do modelo.
Título en inglés
Bus transit network design using genetic algorithm.
Palabras clave en inglés
Bus network design planning
Genetic algorithm
Transit network design problem
Resumen en inglés
This dissertation addresses the public transport network design problem, which comprises determining the bus routes, their associated itineraries and frequencies. The network is designed as to minimize operators and users costs, creating a multiobjective problem. Operators costs are represented by the total fleet and mileage necessary to address required frequencies while user costs are represented by the sum of waiting times, in-vehicle travel times and possible transfer penalties. Given the complexity of this combinatorial and multiobjective problem, a solution method, based on the genetic algorithm metaheuristic, is proposed. Initially a database of feasible routes is built, and each proposed solution is formed by selecting a subset of routes from the database to form the network. Feasibility search strategies are applied inside genetic algorithms operators to make up for the large number of unfeasible individuals. The model is evaluated with a small network and the results are compared with those obtained in previous studies. The best solution attained with the present method is superior to previously published results. A sensitivity analysis was conducted to evaluate the influence of different model input parameters on solution quality. A Visualization System was developed to graphically represent the solutions bus lines and other variables. A set of future research ideas, related to the model improvement, are presented at the end of this study.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-11-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.