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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-19112019-084030
Document
Author
Full name
Júlia de Matos Cavalcanti
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2019
Supervisor
Committee
Giannotti, Mariana Abrantes (President)
Brito, Patricia Lustosa
Pitombo, Cira Souza
Title in Portuguese
Análise da acessibilidade individual de residentes na zona leste do município de São Paulo.
Keywords in Portuguese
Acessibilidade ao meio físico
Bilhetagem eletrônica
Espaço de atividades
Mobilidade urbana
Modelos espaço-temporais de acessibilidade individual
Abstract in Portuguese
Compreender a acessibilidade individual e seus espaços de atividades, através de indicadores que representem quais atividades e oportunidades os residentes da zona leste conseguem participar em um determinado tempo, contribui para analisar um dos aspectos da segregação a que estão sujeitos. Na era da big data, a riqueza dos dados espaciais e ferramentas de geovisualização tornam possível capturar e compreender melhor a dinâmica dos indivíduos e seus espaços de atividades. O método proposto foi aplicado para 2 regiões díspares, quanto ao perfil urbanístico, socioeconômico e de acessibilidade para uma amostra da população residente da periferia leste. Utilizando análise espaço-temporal e métricas do espaço de atividades, a acessibilidade individual de 14 residentes na zona leste do município de São Paulo foi reconstituída a partir dos dados de bilhetagem eletrônica no transporte público municipal, para um período contínuo de 11 semanas no ano de 2016. Os resultados indicaram que a oferta da infraestrutura de transporte da Região 1 afetou a qualidade dos espaços de atividades dos usuários, com viagens externas à zona leste, menor número de transferências e tempo de deslocamentos, em regiões com alta densidade de empregos e maior diversidade urbanística e socioeconômica, em suas viagens obrigatórias e regulares. Para os usuários da Região 2, os resultados apontaram atividades obrigatórias, como trabalho e educação, localizadas dentro do território da zona leste, nas regiões dos centros comerciais, maior número de viagens ao redor da origem, com maiores tempos de viagens e transferências.
Title in English
Analysis of the individual accessibility of residents in São Paulo city eastern zone.
Keywords in English
Activity spaces
People based accessibility
Smart card data.
Abstract in English
Understanding individual accessibility and its activity spaces, through indicators that represent what activities and opportunities eastern zone residents can participate in a particular time, contributes to analyze one of the aspects of the segregation to which they are submitted to. In big data era, the spatial data's wealth and geo-visualization tools make it possible to capture and better understand the individuals' dynamics and their spaces of activities. The proposed method was applied to two disparate, regarding to the urban, socioeconomic and accessibility profile to a sample of the resident population of the eastern suburb. Using spatiotemporal analysis and activity space metrics, the individual accessibility of 14 residents of the city of São Paulo eastern zone was reconstituted from the electronic ticketing data on municipal public transport, for a continuous period of 11 weeks in the year of 2016. The results indicated the supply of the Region 1 transport infrastructure affected the quality of the users' activity spaces, with trips out of the eastern zone, fewer transfers/connections (between transport lines) and travel time, in areas with high density of jobs and greater urban and socioeconomic diversity, in their essential and regular routes. To Region 2 users, the results pointed to regular activities, such as work and education, located inside the eastern zone, on commercial, a larger number of paths around the origin area, with longer route times and more connections/transfers.
 
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Publishing Date
2019-11-19
 
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