• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.3.2011.tde-22032012-115446
Documento
Autor
Nombre completo
Assis Rodrigues Abbud Villela
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Bernucci, Liedi Légi Bariani (Presidente)
Ceratti, Jorge Augusto Pereira
Leite, Leni Figueiredo Mathias
Motta, Laura Maria Goretti da
Suzuki, Carlos Yukio
Título en portugués
Estudo de camada de base asfáltica de módulo elevado para restauração de rodovias de tráfego muito pesado.
Palabras clave en portugués
Módulos
Pavimentação
Pavimentação asfáltica
Tráfego rodoviário
Resumen en portugués
A partir dos anos 1980, iniciou-se na França o uso de misturas asfálticas de módulo elevado (EME - Enrobé à Module Éleve) em intervenções de pavimentos para a restauração de vias urbanas e de trechos de rodovias sujeitas a tráfego pesado e intenso. Estas experiências tiveram como principais finalidades reduzir a deformabilidade e as espessuras das camadas do pavimento, elevando sua rigidez e melhorando seu comportamento mecânico quanto à deformação permanente e à vida de fadiga, em comparação com outros materiais convencionais. Com base nos estudos paramétricos, esta pesquisa analisa as deflexões, tensões e deformações atuantes nas diversas camadas da estrutura de um pavimento, a fim de estudar o comportamento de camadas de EME empregadas nos serviços de restauração. Desde que sejam conhecidas as condições estruturais do pavimento existente e do futuro tráfego, pode-se definir rapidamente as características geométricas e mecânicas das misturas de EME a serem empregadas nas camadas sobrejacentes das restaurações de pavimentos. São apresentados os ensaios laboratoriais com misturas de EME para definição do projeto de mistura, comportamento mecânico, Prensa de Cisalhamento Giratória (PCG - Presse à Cisaillement Giratoire) e deformação permanente, cujos resultados atenderam às especificações técnicas. Esta pesquisa conta com a execução de um Trecho Experimental na rodovia Presidente Dutra, localizado no município de Jacareí/SP, que é sujeita a tráfego pesado e intenso. Durante a sua execução, não foram verificadas dificuldades adicionais de usinagem e de execução em pista. Neste trecho composto de três diferentes seções experimentais, variando-se a espessura da camada de base de módulo elevado, foi avaliado e comprovado o bom comportamento estrutural do pavimento com mistura de EME como base asfáltica para restauração do pavimento de rodovia com tráfego muito pesado.
Título en inglés
Study of high modulus asphalt concrete as a base layer for rehabilitation of very highly trafficked roads.
Palabras clave en inglés
Asphalt paving
Moduli
Paving
Road traffic
Resumen en inglés
Since 80s it has started in France the use of high modulus asphalt concrete (EME - Enrobé à Module Éleve) in pavement interventions for the restoration of urban roads and some sections of highways with heavy and high traffic. Those experiences had the main purpose of reducing deformability and decreasing layers thicknesses of the pavement, which could raise its strength and improve its mechanical behavior, concerning rutting and fatigue life, in comparison to other conventional materials. Based on a parametric studies, this research analyses deflections, tensions and deformations that act in all pavement structure for studying the behavior of EME layers in restorations. Since structural conditions of the existing pavement and the future traffic are known, it can be rapidly defined the geometrical and mechanical characteristics of EME mixtures for being used as wearing courses in pavement restorations. Laboratory tests were carried out with EME in terms of mixture design, mechanical behavior, French gyratory compaction (PCG - Presse à Cisaillement Giratoire) and rutting and the results were in compliance with technical specifications. This research includes a trial section on Presidente Dutra highway in Jacareí city/SP, which is a heavy and high trafficked road. During the construction, no additional difficulties in mixing and laydown operations were found. This test track composed of three sections with different thicknesses of EME as a base layer was evaluated, and proved the good structural behavior of EME mixture as an asphalt base layer for pavement rehabilitation of a very high trafficked road.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-04-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.