• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-10112017-105138
Documento
Autor
Nome completo
Viviane Tavares Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Tereza Cristina Melo de Brito (Presidente)
Andrade, Alexandre Acácio de
Lejbman, Alfredo Goldman Vel
Título em inglês
Energy management for cloud computing environment.
Palavras-chave em inglês
Cloud computing
Energy management
Management
Service levels
Resumo em inglês
As one of the major energy consumers in the world, the Information and Communication Technology (ICT) sector searches for efficient ways to cope with the energy expenditure of the infrastructure. One of the areas that tend to grow in the coming years, the Cloud Computing services providers look for approaches to change the energy expenditure pattern, concurrently reducing the operational costs. The most common strategy to cope with the energy consumption is related to its efficiency. However, there is the opportunity to encourage a new demand standard, based on the energy supply and price variation. A management approach that takes into account the uctuation of the energy to negotiate the contracts allocation is proposed. Contractible service terms regarding powering the services are established to enable the proposed management approach. Also, a new service layer able to deal with energy requirements is defined as an element of the Cloud Computing environment. Existing literature does not cope with the different terms of the energy supply and does not apply a management of the contracts simultaneously. The proposed method includes a service terms description, the energy-related service layer definition, and a framework for its implementation. A model designed to validate the approach applies a Use Case that simulates Data Centers (DCs) spread through the metropolitan area of S~ao Paulo. The obtained results show the ability of the model to manage the contracts allocation in accordance to the best exploitation of the self-generated energy. Taking into account the assignment costs range, to both user and services provider, the method negotiates the most affordable contracts assignment regarding the energy supply variation.
Título em português
Gerenciamento de energia para ambiente de computação em nuvem.
Palavras-chave em português
Computação em nuvem (Gerenciamento)
Energia (Gerenciamento)
Resumo em português
Como um dos maiores consumidores de energia do mundo, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) busca por maneiras eficientes para lidar com o consumo de energia da infraestrutura. Uma das áreas que tende a crescer nos próximos anos, os provedores de serviço de Computação em Nuvem procuram por abordagens para mudar o padrão de consumo de energia, ao mesmo tempo reduzindo custos operacionais. A estratégia mais comum para lidar com o consumo de energia é relacionada à sua eficiência. No entanto, há a oportunidade para incentivar um novo padrão de demanda por serviços de Computação em Nuvem, baseado na variação do fornecimento e preços da energia. Uma solução que considera a flutuação da energia para negociar a alocação é proposta. Termos de serviços contratáveis referentes a energizar os serviços são estabelecidos para permitir a solução de gerenciamento proposta. Também, uma nova camada de serviço capaz de lidar com requisitos da energia é definida como um elemento do ambiente de Computação em Nuvem. A literatura existente não lida com os diferentes termos do fornecimento da energia e com o gerenciamento de contratos simultaneamente. O método proposto inclui descrição dos termos de serviço, a definição da camada de serviço relacionada à energia e uma metodologia de implementação. Um modelo foi construído para validar a proposta através de um Caso de Uso que simula uma quantidade de Data Centers (DCs) espalhados pela região metropolitana de São Paulo. Os resultados obtidos mostram a capacidade de gerenciar a alocação dos serviços buscando o melhor aproveitamento da energia auto-gerada pelo ambiente. Utilizando do critério de variação dos custos de alocação, tanto para o usuário quanto para o provedor de serviços, o método negocia a alocação mais favorável para os contratos em razão da variação do fornecimento de energia.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-11-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.