• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2003.tde-17122003-150851
Documento
Autor
Nome completo
Wagner Toscano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Gomi, Edson Satoshi (Presidente)
Rezende, Solange Oliveira
Sichman, Jaime Simao
Título em português
Minerador WEB: um estudo sobre mecanismos de descoberta de informações na WEB.
Palavras-chave em português
computação e sistemas digitais
descoberta do conhecimento
extração de informação
inteligência artificial
ontologia
representação do conhecimento
web mining
Resumo em português
A Web (WWW - World Wide Web) possui uma grande quantidade e variedade de informações. Isso representa um grande atrativo para que as pessoas busquem alguma informação desejada na Web. Por outo lado, dessa grande quantidade de informações resulta o problema fundamental de como descobrir, de uma maneira eficaz, se a informação desejada está presente na Web e como chegar até ela. A existência de um conjunto de informações que não se permitem acessar com facilidade ou que o acesso é desprovido de ferramentas eficazes de busca da informção, inviabiliza sua utilização. Soma-se às dificuldades no processo de pesquisa, a falta de estrutura das informações da Web que dificulta a aplicação de processos na busca da informação. Neste trabalho é apresentado um estudo de técnicas alternativas de busca da informação, pela aplicação de diversos conceitos relacionados à recuperação da informação e à representação do conhecimento. Mais especificamente, os objetivos são analisar a eficiência resultante da utilização de técnicas complementares de busca da informação, em particular mecanismos de extração de informações a partir de trechos explícitos nos documentos HTML e o uso do método de Naive Bayes na classificação de sites, e analisar a eficácia de um processo de armazenamento de informações extraídas da Web numa base de conhecimento (descrita em lógica de primeira ordem) que, aliada a um conhecimento de fundo, permita respomder a consultas mais complexas que as possíveis por meio do uso de expressões baseadas em palavras-chave e conectivos lógicos.
Título em inglês
Minerador WEB: a study on mechanisms of discovery of information in the WEB.
Palavras-chave em inglês
artificial intelligence
discovery of the knowledge
extraction of information
ontology
representation of the knowledge
WEB mining
Resumo em inglês
The World Wide Web (Web) has a huge amount and a large diversity of informations. There is a big appeal to people navigate on the Web to search for a desired information. On the other hand, due to this huge amount of data, we are faced with the fundamental problems of how to discover and how to reach the desired information in a efficient way. If there is no efficient mechanisms to find informations, the use of the Web as a useful source of information becomes very restrictive. Another important problem to overcome is the lack of a regular structure of the information in the Web, making difficult the use of usual information search methods. In this work it is presented a study of alternative techniques for information search. Several concepts of information retrieval and knowledge representation are applied. A primary goal is to analyse the efficiency of information retrieval methods using analysis of extensional information and probabilistic methods like Naive Bayes to classify sites among a pre-defined classes of sites.Another goal is to design a logic based knowledhe base, in order to enable a user to apply more complex queries than queries based simply on expressions using keywouds and logical connectives
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
dwt03.pdf (1.20 Mbytes)
Data de Publicação
2003-12-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.