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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2014.tde-26082015-163335
Documento
Autor
Nombre completo
Soraia Silva Prietch
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Filgueiras, Lucia Vilela Leite (Presidente)
Aquino Junior, Plinio Thomaz
Lodi, Ana Claudia Balieiro
Nakamura, Ricardo
Souza, Patricia Cristiane de
Título en portugués
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
Palabras clave en portugués
Aceitação de tecnologia
Educação inclusiva
Estudantes surdos ou com deficiência auditiva
Qualidade hedônica
Sistema de reconhecimento automático de voz
Resumen en portugués
Com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), as escolas regulares vêm recebendo um número maior de estudantes surdos ou com deficiência auditiva (S/DA), que antes frequentavam escolas especializadas. No entanto, dados apontam a diminuição do número de estudantes S/DA matriculados no ensino fundamental para o ensino médio, e do ensino médio para o ensino superior; ou seja, existem razões para se acreditar que barreiras educacionais se impõem no caminho desses estudantes para que conquistem uma formação educacional completa. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de aceitação de tecnologias levando em consideração fatores que envolvam aspectos do contexto da educação inclusiva, bem como efetuar experimento da interação de usuários S/DA com uma tecnologia para avaliar o modelo. Dentre os fatores mencionados um deles se refere às potenciais barreiras educacionais vivenciadas pelos estudantes S/DA em salas de aula inclusivas. Com relação à metodologia de pesquisa, o estudo desenvolveu-se em ciclos. Na medida em que as investigações avançavam, um novo estudo iniciava, se desenvolvia e se fechava. Isso permitiu que a proposta inicial tivesse sucessivos refinamentos ao longo do tempo até o ponto em que os questionamentos iniciais foram respondidos e o objetivo foi atingido. O modelo proposto mostrou resultados positivos, no sentido de conseguir capturar os fatores que podem influenciar a aceitação de tecnologias considerando o contexto de aplicação específico, uma vez que estes incorporam os aspectos da qualidade pragmática e os aspectos da qualidade hedônica, questões relacionadas à utilidade percebida da minimização de potenciais barreiras educacionais, expectativas futuras, e condições facilitadoras. Conclui-se que o modelo engloba tanto a investigação sobre questões motivacionais pessoais dos usuários quanto a investigação de aspectos do contexto de uso, e que o modelo pode ser utilizado para a finalidade a qual foi proposto, a avaliação de aceitação de tecnologias em ambientes de educação incluvisa.
Título en inglés
Technology Acceptance for deaf students in the perspective of inclusive education
Palabras clave en inglés
Automatic speech recognition
Hedonic quality
Inclusive education
Students who are deaf or hard of hearing
Technology acceptance
Resumen en inglés
With the foundation of the National Policy on Special Education on the Perspective of Inclusive Education (2008), mainstream schools are receiving a greater number of deaf or hard of hearing (D/HH) students, that once before were attending specialized schools. However, data point to the declining number of D/HH students enrolled from primary school to high school, and from high school students to higher education; ie, there are reasons to believe that educational barriers are imposed on the way of these students to conquer a complete education. In this context, the goal of this work is to propose a technology acceptance model that takes into account factors that ivolve aspects of the inclusive education context, as well as performing experiment on the interaction of D/HH users with a technology to evaluate the model. Among the factors, one of them refers to the potential educational barriers experienced by D/HH students in inclusive classrooms. With regard to research methodology, the study was developed in cycles. To the extent that the investigations progressed, a new study began, was unfolded and closed. This allowed successive refinements over time to the point where the initial questions were answered and the goal was reached. The proposed model has shown positive results in capturing factors that influence technology acceptance given the domain specific context, since they incorporate aspects of pragmatic quality and hedonic quality, also issues related to perceived usefulness in minimizing potential educational barriers, future expectations, and facilitating conditions. We conclude that the model encompasses both users personal motivation and context of use aspects, and the model can be used for the purpose for which it was proposed, technology acceptance evaluation considering inclusive education contexts.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-09-03
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
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  • Prietch, Soraia Silva, e FILGUEIRAS, L. V. L. Aplicação de Tecnologias Assistivas para Surdos no Atendimento Educacional Especializado: Um Papel para o Licenciado em Computação?. In V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE), São Carlos, 2012. Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial.São Carlos : UFSCar/ABPEE, 2012.
  • Prietch, Soraia Silva, e FILGUEIRAS, L. V. L. Design afetivo e experiência do usuário. In ERI-MT 2011 II Escola Regional de Informática da SBC - Regional Mato Grosso, Cuiabá, 2011. Elos digitais: do entretenimento à educação., 2011. Resumo.
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  • Prietch, Soraia Silva, e FILGUEIRAS, L. V. L. Propostas de Atividades de T-Learning para Suporte ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Aprendizes Surdos. In VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), Cuiabá, 2010. Anais do VII ESUD., 2010. Dispon?vel em: http://200.129.241.72/esud/?pagina=apresentacao.
  • Prietch, Soraia Silva, e FILGUEIRAS, L. V. L. Tecnologias para Assistir Pessoas com Deficiência Auditiva: Levantamento e Discussão sobre seu Uso. In Interaction South America 2010, Curitiba, 2010. Anais do II Congresso Internacional de Design de Interação..Curitiba : IxDA Interaction Design Association, 2010.
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