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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2016.tde-29082016-141602
Documento
Autor
Nombre completo
Thiago Toshio Matsumoto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Camargo Júnior, João Batista (Presidente)
Branco, Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo
Cozman, Fabio Gagliardi
Título en portugués
Modelagem e simulação de veículo aéreo não tripulado autônomo para avaliação de risco de colisão com outras aeronaves.
Palabras clave en portugués
Aeronaves não tripuladas
Análise de risco
Inteligência artificial
Risco de colisão
Simulação de sistemas
VANT
Resumen en portugués
O crescimento do interesse pelas possíveis aplicações civis de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) vem resultando em pressões por diversos setores da sociedade para a regulamentação do uso desse tipo de veículo, sobretudo em espaço aéreo não segregado. No entanto, uma vez que a segurança crítica (safety) no sistema de tráfego aéreo é um item de extrema importância, faz-se necessário aprofundar o conhecimento a respeito do assunto. A fim de se criarem meios que permitam um maior entendimento dos riscos de segurança associados a esse tipo de aplicação, propõe-se nesse trabalho uma abordagem baseada em modelagem e simulação computacional para avaliação de risco de colisão de VANT com outras aeronaves. Os conceitos utilizados para modelagem, implementação e avaliação do VANT são apresentados junto aos resultados preliminares obtidos. Também são apresentados o estado da arte do tema abordado e as atividades futuras de pesquisa a serem realizadas.
Título en inglés
Modeling and simulation of autonomous unmanned aircraft to assess risk of collision with other aircraft.
Palabras clave en inglés
Collision risk
Safety
Simulation
UAV
Resumen en inglés
The growing interest in possible civil applications of Unmanned Aerial Vehicles (UAV) has resulted in pressure from various sectors of society to regulate the use of this type of vehicle, especially in non-segregated airspace. However, since the critical safety in the air traffic system is an item of major importance, it is necessary to deepen the knowledge on the subject. In order to create means to permit a better understanding of the safety risks associated with this type of application, it is proposed herein an approach based on computer modeling and simulation for assessment of collision risk of an UAV and other aircraft. The concepts used for modeling, implementation and evaluation of UAVs are presented along with preliminary results. Additionally, the state of the art of the theme discussed and future research activities to be performed are presented as well.
 
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Fecha de Publicación
2016-08-30
 
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