• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2003.tde-30112011-163803
Documento
Autor
Nome completo
Renato Josué de Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, Maria Alice Grigas Varella (Presidente)
Araujo Junior, Carlos Fernando de
Filgueiras, Lucia Vilela Leite
Título em português
Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e propostas de utilização.
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Sistemas hipermídia
Usabilidade
Webdesign
Resumo em português
O presente trabalho reúne conceitos utilizados no desenho de interfaces de documentos hipermídia e conceitos de psicologia relacionados ao aprendizado e à cognição, identificando características correlacionadas. A preocupação da pesquisa está em oferecer uma referência organizada para o desenvolvimento de interfaces de documentos hipermídia que serão utilizados em sistemas educacionais. Para tanto, é realizado um estudo de fatores humanos relacionados à aprendizagem e de fatores relacionados ao desenvolvimento de interfaces Web e, em seguida, identificada a intersecção entre estes conjuntos, que consiste em elementos relacionados com a interface gráfica que são relevantes para o aprendizado. O texto apresenta também propostas para a utilização destes aspectos.
Título em inglês
Interface design aspects identification of educational hypermedia documents that influence the learning and proposed uses.
Palavras-chave em inglês
Hypermedia systems
Learning
Usability
Web design
Resumo em inglês
This work combines concepts used in interface design of hypermedia documents and psychology notions related to learning and cognition, identifying correlated characteristics. The research done is concerned in offering an organized reference to interface development of hypermedia documents used in educational systems. This research contains a study about two sets of factors, one related to human learning and the other related to Web interface design. The intersection of these two sets consists of related elements with the graphic interface that are relevant to learning. In addition, the text presents proposals for using these concepts.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-12-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.