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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-12042019-153651
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Motta de Novaes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Justo Filho, João Francisco (Presidente)
Ferreira, Sérgio Inácio
Kitani, Edson Caoru
Título en portugués
Estratégias para o gerenciamento da mistura ar combustí­vel aplicadas em motores flex.
Palabras clave en portugués
Biocombustíveis (Aplicações)
Combustão
Etanol
Motores de combustão interna
Resumen en portugués
No presente trabalho, emprega-se a medida da concentração de etanol do combustível para efetuar correções estequiométricas de maneira direta e instantânea, a fim de eliminar o período necessário para adaptação a partir da medida do sensor de oxigênio (sonda lambda) em eventos de reabastecimento no veículo. Com o objetivo de assegurar a operação flex-fuel, foram empregados métodos para a regulação ar/combustível em malha fechada, realimentados por sensores de oxigênio (banda larga amplificada e banda estreita). O projeto foi implementado em uma ECU (Eletronic Control Unit) idealizada para desenvolvimento de rotinas de programa voltadas ao gerenciamento eletrônico para motores de combustão interna ciclo Otto, denominada Flex-ECU. A ETAS/Bosch Flex-ECU possui programação aplicada à ferramenta ASCET (Advanced Simulation and Control Engineering Tool), o qual trata-se de um código open source para sistemas embarcados de tempo real. Por fim, são exibidos resultados de controle, desempenho e eficiência do motor para diferentes composições de combustível comercializados para a frota de veículos leves em território nacional. Os experimentos revelam a dinâmica de funcionamento do controle A/C bicombustível e discute as suas principais características, com o objetivo de exemplificar métodos de otimização de sua eficiência.
Título en inglés
Strategies for the air fuel mixture management applied to flex engines.
Palabras clave en inglés
Air/Fuel control in closed-loop with ASCET (Advanced Simulation, Control Engineering Tool),Real time Embedded Systems
Bi-Fuel applications
Electronic engine management
Fuel ethanol Concentration
Resumen en inglés
In the present work, the ethanol fuel concentration is used to establish stoichiometric corrections in a direct and instantaneous manner, to eliminate the period necessary for adaptation, from the measurement of the oxygen sensor (lambda probe) in events of refueling. To ensure Flex-fuel operation, closed-loop air/fuel regulation methods were used, fed by oxygen sensors (amplified wide band and narrow band). The project was implemented in an ECU (Electronic Control Unit) designed for the development of code routines for electronic management of an Otto cycle internal combustion engine, labeled Flex-ECU. The ETAS / Bosch Flex-ECU has programming applied to the ASCET (Advanced Simulation and Control Engineering Tool) tool, which is an open source code for real time embedded systems. Finally, results of engine control, performance, and efficiency are presented for different fuel compositions available in Brazil for the fleet of light vehicles. The experiments show the dynamics of the operation of the bi-fuel A/C control and discusses its main characteristics, aiming to exemplify optimization methods of its efficiency.
 
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Fecha de Publicación
2019-04-16
 
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