• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2013.tde-14102014-143004
Documento
Autor
Nome completo
Alaide Barbosa Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Kofuji, Sergio Takeo (Presidente)
Costa, Cláudia Cristina Rios Caxias da
Martucci Júnior, Moacyr
Nóbrega, Claudia Coutinho
Zuffo, Marcelo Knörich
Título em português
Desenvolvimento de uma metodologia para gestão de risco com base no método CORAS e avaliação quantitativa para aplicação em plantas de saneamento.
Palavras-chave em português
Análise de risco
Automação
Saneamento
Segurança
Resumo em português
Gradualmente a sociedade mundial tem se tornado mais dependente de sistemas automatizados, bem como, as diversas plantas de saneamento estão se modernizando e integrando as infraestruturas existentes de redes coorporativas. Portanto, conforme o cenário de desenvolvimento tecnológico em que se encontra a área de segurança da informação (security) e da segurança do processo (safety) propôs-se nesta pesquisa uma metodologia em gestão de riscos com análise quantitativa, por meio da utilização do método Consultative Objective Risk Analysis System (CORAS) e função Reliability, utilizando a modelagem matemática de Markov, para a realização da gestão de risco em plantas de saneamento. Os resultados obtidos pela metodologia de gestão de risco foram validados por meio da aplicação em estudo de caso na planta de saneamento, especificamente uma elevatória de esgoto com a vazão de 2,3 m³/s localizada no município de Salvador na Bahia. Ao implantar a metodologia verificou-se que elevatória possui a confiabilidade de 98,78%, além de identificar e classificar os riscos existentes ao processo, contemplando a avaliação com uma visão sistêmica envolvendo a segurança do processo e da informação.
Título em inglês
A methodology for risk management based on the CORAS method and quantitative modeling for application in sewage treatment plants.
Palavras-chave em inglês
Automated
Risk analysis
Safety
Wastewater
Resumo em inglês
Gradually the world society has become more dependent on automated systems, as well as the various plants sanitation are modernizing and integrating existing infrastructure of corporate networks. Therefore, depending on the scenario in which technological development is the area of information security and process safety proposed in this research methodology for risk management with quantitative analysis, by using the method Consultative Objective Risk Analysis System (CORAS) Reliability and function, using mathematical modeling Markov for the realization of risk management in plant sanitation. The results obtained by the methodology of risk management were validated by applying on a case study on a wastewater treatment plant, particularly a pumping sewage with flow rate of 2.3 m³ / s located in the city of Salvador in Bahia. When deploying the methodology it was found that the lift has a 98.78% reliability, and identify and classify the existing process risks, contemplating the review with a systemic vision involving process safety and information.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tese_Alaide.pdf (5.12 Mbytes)
Data de Publicação
2014-10-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.