• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2006.tde-14122006-112458
Documento
Autor
Nome completo
Sílvio Luís Marangon
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Netto, Marcio Lobo (Presidente)
Kofuji, Sergio Takeo
Martinez, Maria Laura
Título em português
Análise de métodos para programação de contextualização.
Palavras-chave em português
Mecanismos de busca
Mineração de Web
Recuperação de informação
Resumo em português
A localização de páginas relevantes na Internet em atividades como clipping de notícias, detecção de uso indevido de marcas ou em serviços anti-phishing torna-se cada vez mais complexa devido a vários fatores como a quantidade cada vez maior de páginas na Web e a grande quantidade de páginas irrelevantes retornadas por mecanismos de busca. Em muitos casos as técnicas tradicionais utilizadas em mecanismos de busca na Internet, isto é, localização de termos em páginas e ordenação por relevância, não são suficientes para resolver o problema de localização de páginas específicas em atividades como as citadas anteriormente. A contextualização das páginas, ou seja, a classificação de páginas segundo um contexto definido pelo usuário baseando-se nas necessidades de uma atividade específica deve permitir uma busca mais eficiente por páginas na Internet. Neste trabalho é estudada a utilização de métodos de mineração na Web para a composição de métodos de contextualização de páginas, que permitam definir contextos mais sofisticados como seu assunto ou alguma forma de relacionamento. A contextualização de páginas deve permitir a solução de vários problemas na busca de páginas na Internet pela composição de métodos, que permitam a localização de páginas através de um conjunto de suas características, diferentemente de mecanismos de busca tradicionais que apenas localizam páginas que possuam um ou mais termos especificados.
Título em inglês
Analysis of methods for programming of page context classification.
Palavras-chave em inglês
Information retrieval
Search engines
Web mining
Resumo em inglês
Internet services as news clipping service, anti-phising, anti-plagiarism service and other that require intensive searching in Internet have a difficult work, because of huge number of existing pages. Search Engines try driver this problem, but search engines methods retrieve a lot of irrelevant pages, some times thousands of pages and more powerful methods are necessary to drive this problem. Page content, subject, hyperlinks or location can be used to define page context and create a more powerful method that can retrieve more relevant pages, improving precision. Classification of page context is defined as classification of a page by a set of its feature. This report presents a study about Web Mining, Search Engines and application of web mining technologies to classify page context. Page context classification applied to search engines must solve the problem of irrelevant pages flood by allowing search engines retrieve pages of a context.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
SilvioLuisMarangon.pdf (594.13 Kbytes)
Data de Publicação
2006-12-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.