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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.3.2007.tde-14012008-101326
Document
Auteur
Nom complet
Fábio Dollinger Fanti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Stucchi, Fernando Rebouças (Président)
França, Ricardo Leopoldo e Silva
Loriggio, Daniel Domingues
Titre en portugais
Concepção, métodos construtivos e dimensionamento de terminais para contêineres.
Mots-clés en portugais
Estruturas (concepções/modelos)
Obras portuárias
Sistemas e processos construtivos
Terminais de carga
Resumé en portugais
O presente trabalho pretende mostrar, as principais etapas de projeto de uma obra portuária, mais especificamente, um terminal de contêineres (cais e retroárea). Para tanto, foi feita uma pesquisa dos tipos estruturais existentes para entender melhor a evolução das estruturas ao longo do tempo e quais tipos adequam-se melhor em cada situação. Para cada função a que o porto se destina, existe um conjunto de ações e combinações muito particulares a considerar. Assim, um terminal de contêineres é muito diferente de um terminal petroleiro. Portanto, procurou-se mostrar os tipos de carregamentos mais importantes num terminal de contêineres, que é objeto deste trabalho, levando-se em conta critérios das Normas NBR-9782 e NBR-8681. Outro fator de grande peso nos projetos portuários e que não poderia ficar de fora, está ligado às fundações, principalmente aos problemas geotécnicos envolvidos. Para tanto, procurou-se dar uma visão geral dos principais problemas até hoje encontrados e comentar algumas soluções em cada caso. Por fim, foi proposto um método de modelagem simplificado para um tipo estrutural muito utilizado hoje em dia (sistema de lajes e vigas premoldadas solidarizadas apoiadas sobre estacas) através de um conjunto de modelos planos e um modelo espacial de checagem.
Titre en anglais
Conception, construction methods and design of containers terminal.
Mots-clés en anglais
Cargo terminal
Port design
Process and construction systems
Structures (conception/models)
Resumé en anglais
The present paper intends to show the main stages of port design, particularly, a container terminal (quay and back area). Therefore, it was done a research about the current structures types so it can be better to understand the development process of these structures during the years and which types are more appropriate to each condition. For each function of the port there are particulars actions and combinations to consider. However, a container terminal is very different from a petroleum one. Therefore, it intended to show the most important types from a container terminal, which is the aim of this research, considering the NBR-9782 and NBR-8681 rules recommendations. Another important fact, which has to be mentioned, is about the foundations, especially those related to geotechnical issues involved. Therefore, it was intended to present a general view of the main problems found so far and discuss some solutions for each case. Finally, it was suggested a method to model a kind of structure very used nowadays (a marble slab system and premolded beams settled over piles) through a group of model plans a checking space model.
 
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Date de Publication
2008-02-19
 
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