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Master's Dissertation
DOI
Document
Author
Full name
Natalia de Carvalho Macêdo
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2010
Supervisor
Committee
Zmitrowicz, Witold (President)
Nigriello, Andreina
Strambi, Orlando
Title in Portuguese
Uma análise sobre os impactos decorrentes da inserção de estações metroviárias em áreas urbanas: contribuição conceitual e metodológica através de estudo de casos na cidade de São Paulo.
Keywords in Portuguese
Estações
Impactos
Metrô
Público
Transporte
Urbanos
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa tem por objetivo descobrir se, de fato, a inserção de estações metroviárias em áreas urbanas é capaz de imprimir alterações nas áreas demarcadas como de influência imediata, medidas pelo raio de 600 metros a partir desse nó de transporte. A análise pautou-se, inicialmente, na identificação de fundamentos teóricos, referenciando tanto teorias que trataram dos impactos indiretos (sociais, valor e usos do solo) no meio urbano relacionados ao transporte, como, especificamente, a sistemática dos modelos de desenvolvimento urbano orientado pelo transporte público (TOD). A partir dessas bases, elegeu-se a metodologia utilizada no diagnóstico dos impactos, por meio da apreciação de duas variáveis constituídas pelas alterações dos usos do solo e pelo adensamento construtivo da área, determinantes na verificação de impactos urbanos conseqüentes. Essas variáveis foram investigadas em exemplares eleitos como estudo de casos; selecionados em função de três razões principais: de acordo com os períodos para os quais existiam dados; em favor, das estações que complementaram seus trechos de linhas (o que, aumentava a eficiência dessa infra-estrutura em termos de acessibilidade); e, por fim, elegendo-se aquelas implantadas em diferentes áreas e conjunturas. As alterações urbanas decorrentes da inserção de uma estação de metrô foram, dessa forma, comprovadas através do aumento do número de lançamentos verticais na região e maior variação da quantidade de m² construído para os usos verticais, especialmente para o uso residencial vertical de médio padrão, dentro da área de influência imediata e nos cinco primeiros anos após a inauguração destas estações. Se, de um lado, esses resultados não são suficientes para afirmações mais genéricas, por outro se confirma que para a maior parte dos casos analisados nessa dissertação, a inauguração das estruturas de transporte, de fato, induziu transformações urbanas, adensando com maior força o entorno imediato dessas estações.
Title in English
An analysis on the impacts resulting from subway station insertions in urban areas: a conceptualized and methodological contribution through case studies in São Paulo city.
Keywords in English
Impact
Station
Subway
Transit
Urban
Abstract in English
This paper aims to discover whether the insertion of subway stations in urban areas is truly capable of impressing urban impacts on the areas defined as Immediate Influence, within a 600m radius from this transport node. Initially the study established the theoretical foundations, referencing both the theories which dealt with the indirect impacts (social, value and soil uses) on the transport related urban ambience and, in particular, the systematic of transport-oriented urban development models. From these bases, the methodology used in the diagnosis of the impacts was elected, taking two variables into consideration: the changes in land uses and the building density in the area, which were determinant features in the verification of consequent urban impacts. These variables were investigated in samples elected as case studies selected based on three main points: according to the periods for which data were available; favoring stations which complemented the line segments (which, supposedly, would increased the efficiency of these structures in terms of accessibility) and finally electing those which had been implemented in different areas and under different circumstances. The urban changes resulting from the insertions of a subway station were, thus, proven by an increase in the number of vertical developments and a greater variation in the built area per square for high rise buildings, particularly residential condominiums of average standard, within the area of Immediate Influence and in the first five years of the opening of these stations. If, on one hand, these results are not sufficient for more general statements, on the other they confirm that for most of the cases studied in this paper, the opening of new transport structures, in fact, induce urban transformations, increasing residential density in their immediate surroundings.
 
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Publishing Date
2010-09-09
 
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