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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Juliano Philippi Gerent
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Alfredini, Paolo (Presidente)
Lucca, Yvone de Faria Lemos de
Siegle, Eduardo
Título em português
A simulação analógica de manobras não tripuladas de navios na otimização de projetos e operações portuárias.
Palavras-chave em português
Píeres
Portos marítimos
Segurança nos transportes
Simulação (aprendizagem)
Resumo em português
A simulação analógica das manobras não tripuladas de navios em modelo físico tridimensional, nas operações de atracação, desatracação e acessibilidade aos Terminais Portuários, consiste numa importante ferramenta para avaliação da segurança aquaviária. Avaliam-se situações de risco, além de proporcionar ganhos de produtividade, como otimização dos procedimentos de manobras e abertura de novas janelas temporais operacionais. Com o uso de diferentes modelos de navios rádio-controlados, manobrados por Pilotos reais de Associação de Práticos do porto em estudo, equipados com sistema de rastreamento e possibilidade da utilização de até quatro rebocadores simultaneamente, viabiliza-se a realização de uma gama de manobras que demandariam, dependendo da escala temporal do modelo, uma ordem de grandeza a mais de tempo em um navio real, bem como inúmeros riscos à segurança da navegação. Neste trabalho foi apresentada uma revisão bibliográfica sobre o tema, seguida da análise crítica de diferentes estudos de casos realizados, estudados no SIAMA (Simulador analógico de manobras não tripuladas) do LHEPUSP Laboratório de Hidráulica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, enfatizando-se os ganhos operacionais obtidos (segurança e produtividade).
Título em inglês
The analogical simulation of maneuvers not manned of ships in projects and port operations.
Palavras-chave em inglês
Maritime ports
Pier
Port
Security in the transports
Simulation
Resumo em inglês
The analogical simulation of ships manoeuvres of berthing, departure and approach in tridimensional physical model for Port Terminals purposes, has been considered a valuable technical tool for port operational planning and safety improvings. Indeed, it is possible to evaluate the manoeuvring risks of new operational scenarios or windows, contributing for the vessel and berth security, Using different radio-controlled vessel models, with tracking system, manoeuvred with tug aid by Pilots of the Port local Association and evaluated by port masters, advisors stackholders; it is possible to perform much more manoeuvring tests, with no risk than real tests, with time tests about ten times lesser. A detailed bibliographical review about this subject was made, followed by a critical analysis of different case studies performed and studied by the SIAMA (Analogical Manoeuvring Simulator in portuguese) of the LHEPUSP Hydraulic Laboratory of São Paulo University Polytechnic School in portuguese, emphasizing the operational improvements get.
 
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Data de Publicação
2011-01-13
 
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