• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2018.tde-21092018-143029
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Marques de Barros
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Alves, Marcelo Augusto Leal (Presidente)
Bortolussi, Roberto
Coelho, Tarcisio Antonio Hess
Título en portugués
Aspectos do desenvolvimento de para-choque de veículos de passeio para o mercado brasileiro relativos ao impacto à baixa velocidade.
Palabras clave en portugués
Automóveis
Para-choques
Resumen en portugués
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a previsão é que as lesões em incidentes de trânsito subirão do atual décimo lugar para ocupar o terceiro na ordem internacional de doenças até 2030. Com o objetivo de melhoria da segurança veicular, países de economia avançada da Europa e América do Norte realizaram vários estudos e elaboraram legislações específicas com relação ao impacto a baixa velocidade de veículos. As especificações de testes compreendem normas relacionadas a danos ocasionados ao veículo, a proteção dos ocupantes e a proteção de pedestres. No Brasil ainda não existe nenhuma legislação definida sobre este tema até o momento, relacionado ao desenvolvimento de produto ligado à proteção de pedestres. Neste contexto, os para-choques de um automóvel são peças projetadas para absorver a energia e transferir controladamente a tensão para a carroceria quando impactado, fornecendo proteção à carroceria, seus componentes e passageiros durante eventuais colisões; além de ser o primeiro ponto de impacto em pedestres no caso de eventual atropelamento. Este estudo tem como objetivo apresentar as principais práticas realizadas internacionalmente, entendendo os aspetos importantes para o desenvolvimento de para-choques com relação a impactos de baixa velocidade e que poderão ser utilizadas futuramente em veículos projetados para mercados emergentes.
Título en inglés
Aspects of bumpers development for vehicles in the brazilian market relative to the impacts at low speed.
Palabras clave en inglés
Vehicles Bumpers
Resumen en inglés
Per the World Health Organization, injuries in traffic incidents are expected to rise from the current tenth place to occupy the third in the international order of diseases by 2030. Advanced economies in Europe and North America have conducted several studies and there are specific legislations regarding the impact at low speed of vehicles to improve vehicle safety. The test specifications, in which the vehicle must meet, include norms related to damages caused to the vehicle, the protection of the occupants and the protection of pedestrians. In Brazil, there is still no legislation defined on this topic so far, related to product development for pedestrian protection. In this context, bumpers are parts designed to absorb energy and to transfer the tension to the body when it is hit, providing protection of the body, its components and passengers during collisions; besides being the first point of impact in pedestrians in case of possible trampling. This study aims to present the main practices performed internationally, understanding the important aspects for the development of bumpers in relation to low speed impacts and that can be used in future vehicles designed for emerging markets.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-09-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.