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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-24112023-160227
Documento
Autor
Nombre completo
Melissa Hoppenstedt Ruzzi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Kaminski, Paulo Carlos (Presidente)
Meirelles, Pablo Siqueira
Salvagni, Ronaldo de Breyne
Título en portugués
Medições das propriedades dinâmicas de materiais de pastilhas de freios automotivos.
Palabras clave en portugués
Acústica
Freios a disco
Viscoelasticidade das estruturas
Resumen en portugués
Com o intuito de oferecer um produto mais adequado às necessidades dos consumidores, os fabricantes de freio têm cada vez mais investido no estudo do ruído em sistema de freio. Embora esse fenômeno não afete a funcionalidade do freio, o mesmo causa desconforto ao ouvido humano. Os ruídos em sistema de freio a disco são classificados conforme a freqüência de atuação, baixa freqüência entre 100 e 1.000 Hz, e alta freqüência entre 1 e 12.000 Hz. Muitos modelos matemáticos e pesquisas experimentais vêm sendo desenvolvidos nos últimos 50 anos para elucidar o fenômeno, enfatizando os aspectos dinâmicos do problema. Este estudo apresenta uma revisão dos principais trabalhos já desenvolvidos sobre este tema e propõe uma bancada experimental que seja capaz de identificar alguns parâmetros físicos dos materiais de atrito, tais como módulo de elasticidade complexo, curvas de histerese, rigidez complexa, etc. Estes parâmetros são então utilizados com o intuito de enriquecer os modelos numéricos desenvolvidos.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Acoustics
Disc brakes
Viscoelasticity of structures
Resumen en inglés
In order to offer a product more adequate to the necessities of the consumers, the brake companies had been invested in researches about the brake noise. Thus this noise doesn't affect the efficiency of the brake it causes discomfort for the human ear. The noise in the brakes system are classified due to the frequency where they appear, low frequency between 100 e 1.000 Hz, and high frequency between 1 and 12.000 Hz. A large amount of mathematical models and experimental researches had been made in the last 50 years, trying to expose better the phenomenon, laying emphasis on dynamical approach. This study presents a review of previous works about this topic and proposes an experimental apparatus that can be capable to identify some physical parameters of the friction materials used in the brake pads, as complex Young modulus, hysteresis loops, complex stiffness, etc. These parameters are then used to improve previous models.
 
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Fecha de Publicación
2023-11-24
 
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