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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-07112017-092913
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Pinheiro Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Barros, Mércia Maria Semensato Bottura de (Presidente)
Haito, Ricardo Juan José Oviedo
Silva, Maria Angelica Covelo
Título em português
Gestão do conhecimento em empresa construtora.
Palavras-chave em português
Construção civil
Edificações
Gestão do conhecimento
Resumo em português
A construção de edifícios no Brasil sempre apresenta grandes desafios. Não diferente disso, os últimos anos foram marcados por altos índices de desemprego no setor e; consequentemente, parte do conhecimento existente, ou seja, parte do ativo intangível, foi embora junto com as pessoas que saíram das empresas. O aproveitamento dos conhecimentos existentes na organização é fundamental para que os colaboradores procurem, encontrem e possam utilizar e melhorar práticas e processos empregados pela empresa, ao invés de se tentar recriar o que fora criado em momentos anteriores, estagnando ou mesmo dificultando o processo de melhoria e inovação na construção. Para que isso ocorra, a Gestão do Conhecimento (GC) é primordial para auxiliar as empresas construtoras a manter sua competitividade e capacidade de inovar. Este trabalho aborda o conceito de GC para empresas construtoras, propondo soluções para uma empresa construtora (EC). Para tanto, foi realizada uma pesquisa sobre os principais conceitos do termo. Depois analisaram-se alguns modelos de GC propostos por teóricos e consultores. Em seguida foram avaliadas algumas ferramentas para mensuração do ativo intangível "conhecimento". Também foram levantadas as principais barreiras e oportunidades para implantação na GC em empresas construtoras. Após o levantamento bibliográfico, foram analisadas duas empresas de desenvolvimento de produtos complexos para compreender na prática como a GC de fato acontece nesta indústria e de que maneira as práticas poderiam ser replicadas na construção. Por fim, foram identificadas ações para implantação da GC em empresa construtora. Com este estudo, espera-se mitigar os riscos envolvidos no negócio da empresa construtora, bem como estimular um processo de inovação estruturado capaz de aumentar a competitividade da empresa e a perenidade de seus negócios. Apesar da proposição se dar especificamente para uma empresa, acredita-se que a mesma possa ser utilizada para outras empresas com características similares.
Título em inglês
Knowledge management in construction company.
Palavras-chave em inglês
Buildings
Construction
Construction companies
Knowledge management
Resumo em inglês
The construction of buildings in Brazil always presents great challenges. Not unlike this, the last years were marked by high unemployment rates in the sector and, consequently, part of the existing knowledge, that is part of the intangible asset, went away together with people who left the companies. The use of existing knowledge in the organization is fundamental for employees to seek, find and use and improve practices and processes employed by the company, rather than trying to recreate what had been created in previous times, stagnating or even hampering the improvement process and innovation in construction. For this to occur, Knowledge Management (KM) is paramount to help construction companies maintain their competitiveness and ability to innovate. This work approaches the concept of KM for construction companies, proposing solutions for a construction enterprise (CE). For that, a research was carried out on the main concepts of the term. Then, some KM models proposed by theorists and consultants were analyzed. Some tools for measuring the intangible asset "knowledge" were then evaluated. The main barriers and opportunities for implementation in the KM in construction companies were also raised. After the bibliographic survey, two studies were carried out to understand in practice how KM actually happens in the serial industry and in what way the practices could be replicated in the construction. Finally, actions were identified for the implantation of the KM in a construction company. With this study, it is hoped to mitigate the risks involved in the business of the construction company, as well as stimulate a structured innovation process capable of increasing the company's competitiveness and the perenniality of its business. Although the proposition is specifically for a company, it is believed that it can be used for other companies with similar characteristics.
 
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Data de Publicação
2017-11-10
 
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