• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2016.tde-23082016-150658
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo dos Santos Guimarães de Aguiar
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Cardoso, Francisco Ferreira (Presidente)
Ferreira, Emerson de Andrade Marques
Maranhão, Flávio Leal
Título em português
Inovação em logística de canteiro de obras na construção de edifícios.
Palavras-chave em português
Canteiro de obras
Criatividade
Inovação,Construção civil
Logística
Produtividade
Resumo em português
A indústria da construção civil tem uma importância significativa para a economia do País. Em um mercado cada vez mais competitivo uma estratégia para aumentar o desempenho na construção de edificações é melhorar a produtividade e reduzir as perdas através da otimização da logística de canteiro de obras. O presente trabalho tem como objetivo propor diretrizes para elaboração de um plano de gerenciamento de logística de canteiro de obras, com foco em materiais, para a construção de edificações verticais. Foram utilizados como métodos a revisão bibliográfica, uma pesquisa quantitativa e uma pesquisa de campo que aborda uma grande empresa de engenharia e a análise dos aspectos logísticos de um de suas obras, a construção de um hospital, que contou com a participação do autor. Apesar do mercado enxergar valor em ações que contribuam para a logística da obra, são pouco evidentes processos ou planos efetivamente implantados, dedicados ao tema, que auxiliem no processo de tomada de decisões. Como contribuição, o trabalho reúne experiências e orientações para auxiliar o planejamento e o controle da logística de canteiro, promovendo inovação no processo de gestão.
Título em inglês
Logistics innovation in construction sites for building construction.
Palavras-chave em inglês
Civil construction
Construction site
Innovation
Logistic
Productivity
Resumo em inglês
The construction industry has a significant importance for the economy of the country. In a more and more competitive market a strategy to increase performance in the construction of buildings is to improve productivity and reduce losses by optimizing the construction site logistics. This research aims to propose guidelines for the development of a logistics management plan of the construction site, focusing on materials, for the construction of vertical buildings. The research methods comprises a literature review, a quantitative survey and a field's research that studies a large engineering company and the logistics of one of his projects, the construction of a hospital, which had the participation of the author. Despite the market see value in actions that contribute to the logistics work, are little evident processes or plans effectively implemented, dedicated to the topic, to assist in the decision making process. As a contribution, the research brings together experiences and guidelines to assist the planning and control of construction site logistics, promoting innovation in the management process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-08-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.