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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2023.tde-03052024-164112
Documento
Autor
Nome completo
Giovani Frascaroli Paiva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Marras, Stelio Alessandro (Presidente)
Figueiredo, Marina Vanzolini
Santos, Carlos José Ferreira dos
Sztutman, Renato
Título em português
Há um sertão indígena Quixelô a ser conhecido e reconhecido: forças, embates e modos de (re)existir nos movimentos e coletivos Quixelô
Palavras-chave em português
(re)existência indígena Quixelô
História Oral
retomadas indígenas
sertanejos
Sertão indígena Quixelô
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os modos de (re)existir nos movimentos e coletivos indígenas Quixelô, de modo a identificar conexões e emaranhados entre as existências de um Sertão indígena Quixelô, mediante escuta e transcrição das narrativas e experiências de pessoas presentes nestes coletivos e movimentos. A pesquisa descreve as existências que compõem estes movimentos e coletivos pressupondo que, mesmo partindo de experiências pessoais, estes movimentos são realizados na conexão com outros seres, em redes e agências coletivas, que sustentem a autodeterminação de suas indianidades. O trabalho averigua a hipótese de que as diferentes existências e forças agenciadas pelas narrativas colaboram para a percepção que cada interlocutor tem do significado de seu movimento sentido que, por vezes, será possível entrever nas palavras (re)existência, resgate ou retomada. A investigação foi realizada por meio de uma abordagem histórica, utilizando como base as metodologias da história oral e as narrativas produzidas em colaboração com pessoas e coletividades localizadas e referenciadas por territórios do Sertão do Quixelô - ou Ribeira dos Quixelô - hoje situados nos municípios de Quixelô, Iguatu, Acopiara, região Centro-Sul do Ceará e composto também por pessoas e famílias migrantes. Junto aos interlocutores, se vislumbrou a possibilidade de contar histórias nas quais as existências Quixelô habitem tempos passados, presentes e futuros, em oposição às narrativas coloniais e atuais que afirmam seu extermínio.
Título em inglês
inglês: There is a Quixelô indigenous wilderness to be cognized and recognized: forces, conflicts and ways to (re)exist in Quixelô movements and collectives
Palavras-chave em inglês
indigenous reclaim
Oral History
Quixelô indigenous (re)existence
Quixelô indigenous wilderness
sertanejos
Resumo em inglês
This research aims to investigate the ways of (re)exist in Quixelô indigenous movements and collectives, in order to identify connections and entanglements between the existences of a Quixelô indigenous hinterland, by listening to and transcribing the narratives and experiences of people present in these collectives and movements. The research describes the existences and forces that make up these movements and collectives on the assumption that, even though they start from personal experiences, these movements are carried out in connection with other beings, in networks and collective agencies that support the self-determination of their indianness. The work investigates the hypothesis that the different existences acted out by the narratives contribute to each interlocutor's perception of the meaning of their movement - a meaning that can sometimes be glimpsed in the words (re)existence, rescue or reclaim. The research was carried out using a historical approach, based on oral history methodologies and narratives produced in collaboration with people and collectivities located in and referenced by the territories of the Sertão do Quixelô - or Ribeira dos Quixelô - today located in the municipalities of Quixelô, Iguatu and Acopiara, in the central-southern region of Ceará, and made up of migrant people and families. Together with the interlocutors, we envisioned the possibility of telling stories in which Quixelô existences inhabit past, present and future times, as opposed to the narratives of the past, present and future.
 
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Data de Publicação
2024-06-03
 
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