• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2024.tde-10052024-090822
Document
Auteur
Nom complet
Bruna Favaro Silvio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Silveira Junior, Walter Garcia da (Président)
Borges, Rosane da Silva
Gouveia, Inês Cordeiro
Scabin, Nara Lya Cabral
Titre en portugais
A experiência afrodiaspórica em Luedji Luna: construção identitária e indústria fonográfica
Mots-clés en portugais
Dialogismo
Diáspora
Identidade Cultural
Indústria Cultural
Resumé en portugais
A cantora e compositora baiana Luedji Luna lançou seu primeiro álbum em 2017 e, desde então, tem se destacado no universo da música brasileira. Partindo do princípio de que as manifestações artísticas, também na condição de mercadoria, revelam os valores da sociedade nas quais foram produzidas, esta pesquisa buscou reconhecer traços da identidade do negro diaspórico na obra musical da compositora baiana Luedji Luna. Tanto nos temas e diálogos reconhecíveis em suas canções quanto nos aspectos típicos da indústria fonográfica da segunda década do século XXI que envolvem a produção e circulação de seus álbuns é possível vislumbrar o lugar identitário ocupado e disputado pelo negro fruto da diáspora africana em um Brasil caracterizado como pós-Iluminista e moderno, mas com fortes traços escravocratas. Para isso, em termos estéticos, foram analisadas sete canções da artista a partir da concepção bakhtiniana de bivocalidade, ressaltando a multiplicidade de vozes e o intenso dialogismo de suas músicas. Em termos sociotécnicos, foram caracterizadas as etapas ligadas ao mercado fonográfico financiamento, produção, distribuição e difusão de modo a reconhecer as interdições provenientes da condição de mercadoria em um contexto capitalista neoliberal, bem como os deslocamentos operados pela artista nesse cenário. Por último, em termos macroestruturais, foi traçado um panorama da construção identitária do negro diaspórico no Brasil a partir dos apagamentos inerentes à concepção moderna de nação e nacionalidade, evidenciando o quanto a globalização promoveu, como efeito colateral da desterritorialização, o fortalecimento de discursos identitários como os da artista.
Titre en anglais
The Afrodiasporic experience in Luedji Luna: identity construction and the Record Industry
Mots-clés en anglais
Cultural Identity
Culture Industry
Dialogism
Diaspora
Resumé en anglais
The Bahian singer and composer Luedji Luna released her first album in 2017, and since then, she has stood out in the universe of Brazilian music. Assuming that the artistic manifestation, also as its condition as a commodity, reveals the values of society in which it was produced, this research sought to recognize the black people diaspora identity traces in the musical work by the Bahian composer Luedji Luna. Throughout the recognizable themes and dialogues in her songs, as well as in the typical aspects of the phonographic industry from the second decade of the 21st century which involve production and circulation of her albums, it is possible to envision the identity place which is occupied and sought after by the negro as the product of the African diaspora in a Brazil that is marked as post-Iluminist and modern, yet with strong traces of slave-base. For this end, in aesthetic terms, the artists seven songs have been analyzed based on the Bakhtinian concept of double-voiced, shedding light to the multiplicity of voices and the intense dialogism in her songs. In sociotechnical terms, the steps linked to the phonographic market were described funding, production, distribution and diffusion in order to recognize the interventions arising from a merchandise condition in a neoliberal capitalist context, as well as the shifts made by the artist in this setting. Lastly, in macrostructural terms, it was created a panorama of the identity construction of diasporic black people in Brazil, from the inherent deletions to the modern concept of nation and nationality, emphasizing on how globalization promoted, as a side effect of deterritorialization, the strengthening of the identity speeches such as those of the artist.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-06-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.