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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2024.tde-10052024-145357
Documento
Autor
Nome completo
Thiago Alberto de Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Silveira Junior, Walter Garcia da (Presidente)
Santos, Daniela Vieira dos
Santos, Tiganá Santana Neves
Souza, Ana Lúcia Silva
Título em português
Sabotage: Lírica negra e periférica
Palavras-chave em português
Hip-Hop
Música Popular
Negritude
Periferia
Rap
Sabotage
Resumo em português
Este trabalho é uma aproximação crítica da obra de Sabotage, rapper brasileiro que realizou sua obra no início dos anos 2000 e que teve sua vida interrompida brutalmente em 2003. A condição de sujeito negro, periférico e favelado é um ponto de partida, e tem suas implicações estéticas contempladas na análise de três canções à luz de um aporte teórico que toma o gênero Rap como uma linguagem afrodiaspórica. O objetivo desta dissertação é localizar Sabotage como parte de uma tradição negra na canção popular brasileira que se expressa na forma musical, no tom de denúncia das letras e na celebração dos atos cotidianos que compõem um aspecto da realidade negro-brasileira.
Título em inglês
Sabotage: Black and peripheral lyrical poetry
Palavras-chave em inglês
Hip-hop
Negritude
Peripheral
Popular music
Rap
Sabotage
Resumo em inglês
This work is a critical approach to the work of Sabotage, a Brazilian rapper who made his mark in the early 2000s and whose life was brutally interrupted in 2003. The condition of a black, peripheral, and favelado person is the starting point, and has aesthetic implications that are observed in the analysis of three songs under the scope of the theoretical contribution that considers the Rap genre as an Afro-diasporic language. The goal of this dissertation is to trace Sabotage as part of a black tradition in Brazilian popular songs, that is expressed in the musical form, within the denouncing tone of the lyrics and in the celebration of the everyday acts that comprise an aspect of the black-Brazilian reality.
 
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Data de Publicação
2024-06-03
 
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