• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.31.2016.tde-11102016-151333
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Tadeu Marchezin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Silveira Junior, Walter Garcia da (Presidente)
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Oliva, Jaime Tadeu
Título em português
Um samba nas quebradas do mundaréu : a história do samba paulistano na voz de Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde, Toniquinho Batuqueiro e Plínio Marcos
Palavras-chave em português
Geraldo Filme 1927 - 1995
Música popular - Brasil
Plínio Marcos 1935 - 1999
Samba
Toniquinho Batuqueiro 1929 - 2011.
Zeca da Casa Verde 1927 - 1994
Resumo em português
O presente trabalho tem como objeto de estudo o disco Plínio Marcos em prosa e samba, com Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho Batuqueiro, gravado em 1974 pela gravadora Chantecler. O objetivo da pesquisa é compreender o processo de construção, por parte dos quatro artistas, de uma narrativa sobre a história do samba de São Paulo. Para tanto, busca-se compreender o contexto em que se deu o encontro entre eles, a constituição de trabalhos conjuntos e a gravação do disco. Da mesma forma, analisamos a estrutura da obra, as intervenções do narrador, os elementos musicais e as canções que compõem o álbum. A combinação desses elementos constitui um discurso que busca legitimar a existência de um samba paulista, com uma história e características distintas em relação a outras vertentes de samba. Trata-se, a nosso ver, de um processo de identificação a partir da construção de um texto híbrido sobre o samba paulista e a cidade de São Paulo.
Título em inglês
A samba nas quebradas do mundaréu: the history of São Paulo samba in the voice of Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde, Toniquinho Batuqueiro e Plínio Marcos
Palavras-chave em inglês
Geraldo Filme 1927 - 1995
Plínio 1935 - 1999
Popular music - Brazil
Samba
Toniquinho Batuqueiro 1929 - 2011.
Zeca da Casa Verde 1927 - 1994
Resumo em inglês
The present dissertation has as its object of study the album "Plínio Marcos em Prosa e samba, com Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho Batuqueiro", recorded in 1974 by the Chantecler studio. The research's goal is to understand the process through which those four artists have created a historical narrative about the samba in São Paulo. Accordingly, the research investigates the social context in which the artists met, worked together and recorded the album. To accomplish that, this study analyzes the album's structure and its constituting elements: the songs, the musical structure and narrative interventions made by Plínio Marcos. The combination of those components creates a discourse that aims at giving legitimacy to the idea of a samba paulista, featuring a distinctive history and different features from other regional samba traditions. The research finds a process of identity construction as present in the production of the record, a hybrid text about the samba paulista and the city of São Paulo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-10-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.