• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2019.tde-19122019-120509
Documento
Autor
Nome completo
João Luiz Borogan Cerqueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Paixao, Fernando Augusto Magalhaes (Presidente)
Martin, Vima Lia de Rossi
Moraes, Renata Ribeiro de
Zeni, Bruno Gonçalves
Título em português
A narrativa poética de João Antônio: recolhido ao chão, guardado com carinho
Palavras-chave em português
Conto
Enunciação
Foco narrativo
João Antônio
Literatura brasileira
Resumo em português
Nesta dissertação, foram analisados contos de dois livros de João Antônio, "Busca", "Retalhos de fome numa tarde de G.C.", "Visita", de Malagueta, Perus e Bacanaço (1963), e "Maria de Jesus de Souza (Perfume de gardênia)", "Tatiana Pequena" e "Uma força", de Abraçado ao meu rancor (1986), em uma perspectiva comparativa que procura traçar elementos para uma trajetória da poética do autor. A análise se concentra na enunciação, constituição dos narradores e suas relações com os personagens. É investigada a hipótese de que convivem nos contos repertórios de um registro realista com repertórios que contradizem esse mesmo registro, de modo a configurar aquilo que foi chamado, como uma tentativa de apreensão dessa poética, de "narrativa poética" de João Antônio, embasando-se, sobretudo, nas considerações de Jean-Yves Tadié. São investigados também os efeitos e implicações de leitura dessa configuração, como os que foram denominados na presente pesquisa como ética problemática do narrador e a perda da possibilidade de narrar a si.
Título em inglês
The poetic narratives of João Antônio: collected at ground, kept with affection
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
Enunciation
João Antônio
Narrative Focus
Short story
Resumo em inglês
In this dissertation, short stories from two books by João Antônio, "Busca", "Retalhos de fome numa tarde de G.C.", "Visita", from Malagueta, Perus e Bacanaço (1963), and "Maria de Jesus de Souza (Perfume de gardênia)", "Tatiana Pequena" e "Uma força", from Abraçado ao meu rancor (1986), in a comparative perspective that seeks to trace a trajectory of the author's poetics. The analysis focuses on the enunciation, constitution of the narrators and their relationships with the characters. The hypothesis investigated is that there are, in the tales, realistic repertoire together with with other repertoires that contradict it, in order to configure what was called, as an attempt to apprehend this poetic, of João Antônio's "poetic narrative", mainly taking the considerations form Jean-Yves Tadié. The effects and reading implications of this configuration are also investigated, such as what has been termed here as the narrator's problematic ethics and the lost of the hability to narrate oneself
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-12-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.