• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2022.tde-20072022-150024
Documento
Autor
Nombre completo
Nathan Yuri Gomes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Simioni, Ana Paula Cavalcanti (Presidente)
Lima Junior, Carlos Rogerio
Dias, Elaine Cristina
Prado, Maria Ligia Coelho
Título en portugués
Teatro da memória, teatro da guerra: Maria Quitéria de Jesus na formação do imaginário nacional (1823-1979)
Palabras clave en portugués
Cultura visual
História social da arte
Imaginário nacional
Maria Quitéria de Jesus (1792-1853)
Resumen en portugués
A pesquisa tem como objetivo principal discutir o papel das representações visuais de Maria Quitéria de Jesus (1792?-1853) na formação do imaginário nacional brasileiro. O primeiro capítulo discute a gênese da iconografia da combatente na produção de artistas viajantes britânicos. Os dois capítulos seguintes, que enfeixam a primeira parte do trabalho, discutem os contextos de produção e circulação das imagens de outras heroínas que emergiram no século XIX, como a voluntária da guerra contra o Paraguai (1864- 1870) Jovita Alves Feitosa (1848-1867) e a mártir da guerra de independência Joana Angélica de Jesus (1761-1822). A segunda parte da dissertação abre com um capítulo que analisa o processo de institucionalização do culto cívico a Maria Quitéria entre o fim do Segundo Reinado (1840-1889) e a Primeira República (1889-1930), tendo como objetos de análise um conjunto de ações levadas a cabo pelo Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Museu Paulista. O quinto capítulo e último analisa as reelaborações da memória de Maria Quitéria a partir do seu centenário de morte em 1953. Nesse período, houve um espraiamento da imagem da combatente por meio da articulação entre o poder público (governo civil e militares) e setores da sociedade civil. O capítulo conclui analisando a escolha do Movimento Feminino pela Anistia, atuante no fim da ditadura civil-militar (1964-1985), de transformar Maria Quitéria num símbolo da anistia e contra o autoritarismo.
Título en inglés
Theater of memory, theater of war: Maria Quitéria de Jesus in the construction of national imaginary (1823-1979)
Palabras clave en inglés
Maria Quitéria de Jesus (1792?-1853)
National Imaginary
Social History of Art
Visual Culture
Resumen en inglés
This research aims to discuss the role of the visual representations of Maria Quitéria de Jesus (1792?-1853) in the formation of the Brazilian national imaginary. The first chapter discusses the genesis of the iconography of the combatant in the British traveling artists production. The two following chapters which form the first part of the work discuss the contexts of production and circulation of images of other heroines that emerged in the 19th century, such as the volunteer in the war against Paraguay (1864-1870), Jovita Alves Feitosa (1848-1867) and the martyr of the war of Independence, Joana Angélica de Jesus (1761-1822). The fourth chapter analyzes the process of institutionalization of the civic cult of Maria Quitéria between the end of the Second Reign (1840-1889) and the First Republic (1889-1930), based on a set of actions carried out by the Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, the Instituto Geográfico e Histórico da Bahia and the Museu Paulista. Finally, the fifth chapter analyzes the re-elaborations of Maria Quitéria's memory since her centenary of death, in 1953. In this period, there was a spreading of the image of the combatant through the articulation between the government and civil society sectors. This chapter concludes by discussing how the Movimento Feminino pela Anistia converted Maria Quitéria into a symbol against authoritarianism at the end of the last civil-military dictatorship (1964-1985).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-07-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.