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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.31.2013.tde-22062013-202501
Document
Auteur
Nom complet
Maria Aparecida Viana Schtine Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Paixao, Fernando Augusto Magalhaes (Président)
Mazzari, Marcus Vinicius
Moraes, Marcos Antonio de
Titre en portugais
O coruja, de Aluísio Azevedo: romance de formação sob o prisma do grotesco.
Mots-clés en portugais
Aluísio Azevedo
crítica literária
grotesco
História do Brasil
Literatura brasileira.
Resumé en portugais
O termo Bildungsroman foi empregado pela primeira vez associado ao romance de Goethe, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1795-1796). Desde então, tornou-se uma linhagem literária de longa permanência na literatura. Na produção dos escritores brasileiros do século XIX, diferentemente do que ocorreu nos países europeus, o romance de formação não encontrou ressonância. Todavia, a obra O Coruja, de Aluísio Azevedo, alinha-se em tal categoria, e de forma muito particular. É o que pretende defender a presente dissertação, ao procurar entender a composição do texto e das personagens à luz do grotesco e da tradição deformante que essa perspectiva oferece. No percurso de análise, são utilizados conceitos de Mikhail Bakhtin, George Lukács e Marcus Mazzari, entre outros, com o intuito de verificar em que medida a história de André e Teobaldo pode ser lida como "um romance de formação às avessas", expressão última do meio social em que se desenvolve.
Titre en anglais
Aluísio Azevedos O Coruja: a formation novel under the prism of grotesque.
Mots-clés en anglais
Aluísio Azevedo
Brazilian history
Brazilian literature
grotesque
literary criticism.
Resumé en anglais
The first time the term Bildungsroman was used it was connected to Goethes novel, Wilhelm Meisters Apprenticeship (1795-1796). Since then, it has become a lasting literary lineage. Differently from what happened in European countries, the formation novel has not found resonance in the works of 19th century Brazilian writers. The novel O Coruja (The Owl) by Aluísio Azevedo, falls into that category, although in a peculiar fashion. Stating such an argument is the main task this dissertation tries to undertake, by means of capturing the text and characters composition through the lens of the grotesque, and of the deforming tradition perspective thus associated. Throughout the analysis we shall draw on concepts of Mikhail Bakhtin, George Lukács, and Marcus Mazzari in order to ascertain in what measure the story of André and Teobaldo can be read as a "reverse formation novel", ultimate expression of the social framing within which it takes place.
 
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Date de Publication
2013-07-02
 
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