• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2019.tde-25102019-114356
Document
Auteur
Nom complet
Ana Lucia Vasconcellos Queiroz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Toni, Flávia Camargo (Président)
Cruz, Heloisa de Faria
Maimone, Giovana Deliberali
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Titre en portugais
Sylvia de Leon Chalreo: a editora da Esfera
Mots-clés en portugais
Arquivo pessoal
Arte Social
Feminismo
Literatura Social
Partido Comunista do Brasil
Resumé en portugais
Durante o início década de 1930, Sylvia de Leon Chalreo (Rio de Janeiro, 1905 - 1991) foi feminista atuante, militante do Partido Comunista Brasileiro e jornalista. Em 1938, foi uma das fundadoras da revista Esfera, de Letras, Artes e Ciências (1938 - 1950), editada e distribuída com o apoio do PCB. A partir de 1940, concomitantemente ao trabalho jornalístico, abraçou a carreira de artista plástica, alcançando considerável prestígio. Seu arquivo pessoal, composto por documentos textuais, imagéticos e da cultura material ficou conservado no antigo apartamento onde faleceu, no Rio de Janeiro. Com o desenvolvimento da história cultural, das pesquisas qualitativas e da micro história o conhecimento da experiência do indivíduo em seu tempo e lugar se tornou fundamental para a interpretação dos processos sociais, o que fez com que os arquivos de pessoas passassem a ser valorizados como fonte de pesquisa pelos historiadores. Baseada em uma reflexão teórico metodológica sobre arquivos pessoais e biografia e se apoiando na metodologia desenvolvida por Howard Becker em Mundos da Arte, que compreende a obra de arte como resultado de uma ação coletiva, esta dissertação utiliza o arquivo pessoal de Sylvia de Leon Chalreo como fonte de pesquisa para a narração de fragmentos de sua trajetória de vida durante os anos 1930, .trazendo à tona a atuação de intelectuais feministas, artistas e escritores de diferentes regiões do país e do mundo, que expressavam a modernidade em suas obras e estavam unidos pela posição política antifascista.
Titre en anglais
Sylvia de Leon Chalreo: the publisher of Esfera
Mots-clés en anglais
Communist Party of Brazil
Feminism
Personal archive
Social Art
Social Literature
Resumé en anglais
During the early 1930s, Sylvia de Leon Chalreo (Rio de Janeiro, 1905 - 1991) was an active feminist, a militant of the Brazilian Communist Party and a journalist. In 1938, with the help of PCB to edit and deliver, she co-founded Esfera magazine, a publication that dealt with subjects related to Languages, Arts and Sciences (1938 - 1950). From 1940, concomitantly to the journalistic work, she embraced the career of plastic artist, reaching considerable prestige. Her personal archive, composed of textual, imagery and material culture documents was preserved in the old apartment where she passed away in Rio de Janeiro. With the development of cultural history, qualitative research and micro-history, the knowledge of one's experience in its time and place became fundamental for the interpretation of social processes, which made people's files valuable as a source of research by historians. Based on a theoretical methodological reflection on personal archives and biography and supported by the methodology developed by Howard Becker in Art Worlds, which comprises the work of art as a result of a collective action, this dissertation uses the personal archive of Sylvia de Leon Chalreo as a source of research for the narration of fragments of her life trajectory during the 1930s, drawing on the work of feminist intellectuals, artists and writers from different regions of the country and the world who expressed modernity in their works and were united by the anti-fascist political position.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-10-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.