• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.39.2009.tde-05062009-075036
Documento
Autor
Nombre completo
João de Paula Pinheiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Correa, Umberto Cesar (Presidente)
Benda, Rodolfo Novellino
Oliveira, Jorge Alberto de
Título en portugués
A prática constante-aleatória e a diversificação de habilidades motoras
Palabras clave en portugués
Aprendizagem motora
Diversificação
Estrutura de prática
Processo adaptativo
Resumen en portugués
O objetivo desse trabalho foi investigar os efeitos da quantidade de elementos manipulados na prática variada aleatória, após a prática constante, no processo adaptativo de aprendizagem motora. Participaram do estudo 66 crianças de ambos os gêneros e a tarefa foi de timing coincidente. Foram realizados três experimentos que diferiram no aspecto da tarefa manipulado na prática variada aleatória: velocidade do estímulo visual (experimento 1), padrão seqüencial de resposta (experimento 2) e velocidade do estímulo visual e padrão seqüencial de resposta conjuntamente (experimento 3). Em todos os experimentos, o delineamento envolveu duas quantidades de elementos: três e seis (experimentos 1 e 2); e, nove e trinta e seis (experimento 3). Fez parte do delineamento, também, duas fases de aprendizagem (estabilização e adaptação). As variáveis dependentes foram os erros absoluto, variável, constante e de execução. Os resultados dos três experimentos permitiram concluir que os efeitos das diferentes quantidades de variabilidade na prática aleatória, após a prática constante, no processo adaptativo de aprendizagem motora foram semelhantes
Título en inglés
The constant-random practice and the motor skill diversification
Palabras clave en inglés
Adaptive process
Diversification
Motor learning
Practice schedule
Resumen en inglés
The objective of this work was to investigate the effect of the amount of elements manipulated in random practice, after the constant practice, in the adaptive process in motor learning. Participants were 66 children of both gender and the task was of coincident timing. Three experiments were carried out manipulating the task aspects in the random practice: visual stimulus speed (experiment 1); sequential response pattern (experiment 2); and visual stimulus speed and sequential response pattern simultaneously (experiment 3). In all experiments the design involved two amounts of elements manipulated in random practice: three and six (experiments 1 and 2), nine and thirty six (experiment 3). The design also involved two phases: stabilization and adaptation. The dependent variables were the absolute, variable, constant and execution error. The results of the three experiments allowed concluding that the effects of different quantities of variability in the random practice, after constant practice, in the adaptive process of motor learning were similar
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-06-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.