• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2006.tde-08122006-080243
Documento
Autor
Nombre completo
Fabricio Madureira Barbosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Freudenheim, A. M. (Presidente)
Gobbi, Lilian Teresa Bucken
Santos, Suely
Título en portugués
Efeito da modificação da tarefa na braçada do nado crawl em indivíduos com níveis de habilidades distintos
Palabras clave en portugués
Aprendizagem motora
Natação
Processo adaptativo
Resumen en portugués
Em habilidades como o nadar tem se creditado o sucesso à consistência do comportamento, negligenciando o papel da flexibilidade. Nesse sentido, com o objetivo de investigar o efeito da modificação da tarefa na braçada do nado crawl em indivíduos em níveis de habilidades distintos, partiu-se da visão de complementaridade entre consistência e flexibilidade do comportamento motor habilidoso. Crianças (42), com média de 8,7 anos de idade, com domínio do nado crawl, participaram do experimento. Usando o instrumento de análise do nível de proficiência do nado crawl, dois grupos, de 15 sujeitos cada, em níveis de habilidades distintos foram formados. Medidas de aspectos invariantes e variantes foram utilizadas para analisar as braçadas na tarefa de deslocar-se 30 metros em três velocidades. Segundo os resultados, os nadadores mantiveram a organização temporal da braçada (OTB) nas três condições experimentais; o grupo mais habilidoso (+H) apresentou a OTB mais estável; e, as alterações de desempenho foram efetuadas, exclusivamente a partir de ajustes dos aspectos variantes das braçadas. Em função dos resultados conclui-se que a aquisição do nadar, vista como um processo contínuo, envolve a formação de representações mentais que asseguram tanto a consistência (aspectos invariantes) como a flexibilidade (aspectos variantes) da braçada e, que sua complexidade está associada ao nível de habilidade dos nadadores.
Título en inglés
Effects of the modification of the task in the front crawl stroke in individuals with distinct levels of skill
Palabras clave en inglés
Adaptative process
Motor learning
Swimming
Resumen en inglés
In skills, as swimming, there has been credit to the success of the consistency of behaviour neglecting the role of flexibility. In this way with the objective of investigating the effect of the modification of the task in the front crawl stroke in individuals with distinct levels of skill we launched from the point that consistency and flexibility complement each other in the skilful motor behaviour. Children (42), with an average age of 8.7 with the skill of swimming crawl participated in the experiment. Using the analysis instrument of proficiency level of the crawl style, two groups of 15 subjects each, with distinct levels of ability were formed. Measures of variant and invariant aspects were used to analyze the stroke of drifting 30 meters in three velocities. According to the results the swimmers maintained the temporal organization of the stroke (TOS) in three experimental conditions; the more skilful group presented the more stable TOS; and the alterations of the performance were made exclusively from the adjustments of the variant aspects of the strokes. Due to the results it was concluded that the acquisition of swimming seen as a continuous process, involves the formation of mental representations that assure not only consistency (invariant aspects) but also the flexibility (variaant aspects) of the stroke and that its complexity is associated to the level of skill in the swimmers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2006-12-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.