• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2010.tde-16082010-104821
Document
Auteur
Nom complet
Sergio Roberto Silveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Tani, Go (Président)
Benda, Rodolfo Novellino
Correa, Umberto Cesar
Freudenheim, Andrea Michele
Marques, Inara
Titre en portugais
Aquisição de habilidades motoras na educação física escolar: um estudo das dicas de aprendizagem como conteúdo de ensino
Mots-clés en portugais
Aprendizagem do movimento
Conteúdos de ensino
Dicas verbais
Educação física escolar
Resumé en portugais
O propósito do presente estudo foi o de investigar o efeito das dicas verbais na aquisição das habilidades rebater e driblar na Educação Física Escolar (EFE), com foco de atenção para os aspectos perceptivo e motor, como conhecimento escolarizado na aprendizagem do movimento. Participaram do estudo 165 alunos de seis salas de aula de uma escola da rede pública estadual (séries iniciais do ensino fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos). Cada sala correspondeu a um grupo, sendo três grupos para cada habilidade: sem dicas, com dica perceptiva e com dica motora. O experimento desenvolveu-se em três fases: pré-teste, aulas de EFE e pós-teste. Na tarefa de rebater, o Grupo 2 (com dica perceptiva) apresentou melhor resultado que os demais grupos, na variável estágio do padrão de movimento. Na tarefa de driblar, o Grupo 6 (com dica motora) apresentou melhora significativa nas três variáveis analisadas: padrão de movimento, número de perdas de controle de bola e tempo de realização do percurso. Verificou-se ainda, que o efeito das dicas depende da sua relação com a especificidade da tarefa no que se refere à demanda de processamento. Também foram coletados os registros iconográficos e escritos dos alunos e os registros do diário da professora das seis salas de aula, os quais evidenciaram a relevância do uso das dicas no processo de aprendizagem na escola. Concluiu-se que a dica funcionou como um conhecimento que orienta os alunos a respeito de como melhorar a qualidade do movimento e, isso ratifica a possibilidade de sua inclusão como conteúdo de ensino da EFE
Titre en anglais
Motor skill acquisition in physical education at school: a study of learning cues as educational content
Mots-clés en anglais
Educational content
Motor learning
Physical education at school
Verbal cues
Resumé en anglais
The main purpose of this study was to investigate the effects of verbal cues on dribbling and striking skills acquisition, focusing on the perceptual and motor aspects of movements learning. The sample for this study was made of 165 public school students aged between 6 to 8 years old from six classrooms in the same school. Each classroom was classified into a group, three for striking skill, three for dribbling skill and each group received a different treatment regarding the skill learning cues: no cues, perceptual cues and motor cues. The experiment was carried out in three phases: pre-test, classes with determined cues and post-test. As the result for striking skill, the Group 2 (which received perceptual cues) had better results than others as it showed an improvement in the level of movement patterns. For dribbling skill, the Group 6 (which received motor cues) showed better results in all three dependent variables: movement pattern levels, ball controlling and time of execution. Thus, it was verified that the effects of cues depend on tasks specificity in relation to the information processing demand. Also, students iconographics and writings, and teachers diary registers of six classrooms showed the importance of cues in the process of learning at school. This study concludes that the cues worked as knowledge for the student which guided them towards improvement of movement performance and it can be seen as positive evidence in favor of their inclusion as content to be taught in the Physical Education classes
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Sergio_Silveira.pdf (2.59 Mbytes)
Date de Publication
2010-08-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.