• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2011.tde-26012012-085225
Documento
Autor
Nombre completo
Cleverton José Farias de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Tani, Go (Presidente)
Basso, Luciano
Cattuzzo, Maria Teresa
Oliveira, Jorge Alberto de
Ugrinowitsch, Herbert
Título en portugués
A relação entre coordenação motora e atividade física em crianças dos sete aos 10 anos de idade: um estudo longitudinal
Palabras clave en portugués
Coordenação motora. Atividade física. Criança
Resumen en portugués
Estudos mostram que a coordenação motora (CM) melhora com o passar do tempo e apresenta relação com os níveis de atividade física (AF), mas ainda não se sabe como essa relação muda ao longo do tempo. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre essas duas variáveis e a sua mudança em crianças dos sete aos 10 anos de idade, mediante um método longitudinal de pesquisa. A amostra constou de escolares de três projetos que receberam auxílio financeiro do Edital Universal do CNPq. O objetivo central desses projetos foi avaliar diferentes aspectos do crescimento físico, desenvolvimento motor, atividade física e aptidão física de crianças e adolescentes de seis a 14 anos de idade, da Rede de Ensino da cidade de Muzambinho - MG. Das 5 coortes constituídas, o presente estudo analisou os dados de 87 crianças (45 meninos e 42 meninas) da coorte de 7 anos, coletados dos sete aos 10 anos de idade. A CM foi medida com a bateria de testes motores KTK e a AF por meio do questionário de Godin e Shepard. Foram analisadas as mudanças normativas das duas variáveis ao longo do tempo. Para a análise da relação entre elas e a sua mudança no período estudado foram constituídos subgrupos com base no valor mediano do grupo em cada variável, ou seja, combinando-se crianças com CM alta e baixa e crianças com AF alta e baixa em cada avaliação. Os resultados normativos mostraram que o desempenho da CM melhorou ao longo do tempo e o da AF se manteve. Não se observou associação entre os níveis de CM e AF em nenhuma das avaliações. Os resultados da mudança na relação entre os níveis de CM e AF não mostraram nenhum padrão específico. Esses resultados permitem inferir que a relação entre a CM e a AF necessita levar em consideração não apenas o nível de AF, mas também a sua adequação no que se refere ao desenvolvimento da CM
Título en inglés
The relationship between motor coordination and physical activity in children from seven to 10 years of age: a longitudinal study
Palabras clave en inglés
Motor coordination. Physical activity. Child
Resumen en inglés
Studies show that motor coordination (MC) improves over time and it presents a correlation with levels of physical activity (PA), but it is not yet known how this relationship changes over time. The objective of this study was to investigate the relationship between these two variables and the change of this relationship in children from seven to 10 years of age using a longitudinal method of research. The sample consisted of school children from three research projects that received financial support from the Edital Universal Program of CNPq. The main objective of these projects was to evaluate different aspects of physical growth, motor development, physical activity and physical fitness of children and adolescents six to 14 years of age, from the schools of Muzambinho - MG. The overall project comprised five cohorts, and this study analyzed data of 87 children (45 boys and 42 girls) of the seven years old cohort, collected from seven to 10 years of age. The MC was measured with a battery of motor tests KTK and PA was measured by the questionnaire of Godin and Shepard. It was analyzed the normative changes over time for both variables. For the analysis of the relationship between them and its change over time subgroups were formed based on the median value of the group in each variable, that is, combining children with MC high and low and children with high and low PA in each evaluation. The results of normative changes showed that the performance of MC improved over time and the PA´s remained. There was no association between MC and PA levels in any of the evaluations. The results of the change in the relationship between MC and PA levels over time showed no specific pattern. These results allow the inference that the relationship between MC and PA needs to take into account not only the amount of PA, but also its suitability in relation to the development of MC
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-01-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.