• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2008.tde-03072008-095355
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Nuno Peiró Correia
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Ferraz, Osvaldo Luiz (Président)
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho
Neira, Marcos Garcia
Titre en portugais
Competências do professor de educação física: um estudo com professores da rede pública
Mots-clés en portugais
Competências
Conhecimentos
Formação continuada
Formação de professores
Resumé en portugais
Este estudo tem como objetivo identificar as competências necessárias aos professores de Educação Física da Educação Básica, na perspectiva dos docentes da rede pública de ensino do estado de São Paulo, licenciados e egressos da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo a partir de 1995. Diante do atual panorama em que se encontram as aulas de Educação Física na rede pública de ensino, no que diz respeito ao baixo aproveitamento, deficiências na aprendizagem, escassa retenção de conteúdos por grande parte dos alunos, somado às precárias condições de trabalho enfrentadas pelos professores como baixos salários, extensa jornada de trabalho, número excessivo de alunos por sala de aula, torna-se relevante uma investigação das competências necessárias aos professores, para que este quadro possa ser melhorado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza não experimental, conduzida mediante as orientações metodológicas de LÜDKE e ANDRÉ (1986) e TRIVIÑOS (1987), consistindo em dois estudos (diagnóstico e aprofundamento). Como instrumentos, foram utilizados questionário e entrevista semi-estruturada. Em se tratando de um diagnóstico inicial, foram convidados a participar todos os professores licenciados pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo a partir da reestruturação curricular ocorrida no ano de 1995. Isto se justifica na medida em que essa reestruturação, elaborou um projeto pedagógico de formação de professores específico e posterior ao curso de bacharelado. O questionário aplicado constitui-se de quatro aspectos: aspectos da graduação; atuação profissional; atualização profissional e cursos de pós-graduação e realização profissional. Com a entrevista pretendeu-se aprofundar a identificação e as formas de apreensão das competências profissionais necessárias à ação docente. Os cursos de formação de professores (inicial e continuada) não podem prescindir do conhecimento da representação que os professores já têm sobre seu trabalho, suas competências e conhecimentos, daí a relevância desse estudo
Titre en anglais
The physical education teacher's competences: a study with teachers of the public network
Mots-clés en anglais
Competences
Continuous formation
Knowledge
Teachers' formation
Resumé en anglais
This study has as objective identifies the necessary competences to the physical education teachers of the basic education, in the teachers' of the public network of teaching of the São Paulo state perspective, licentiates and exits of the Physical Education School and Sport of the São Paulo University starting from 1995. Before the current panorama in that they are the Physical Education classes in the public network of teaching, in what he concerns the low use, deficiencies in the learning, scarce retention of contents for the students' great part, added to the precarious work conditions faced by the teachers as low wages, extensive work day, excessive number of students for classroom, becomes relevant an investigation of the necessary competences to the teachers, so that this picture can be gotten better. It is a qualitative research, of nature no experimental, driven by the methodological orientations of LÜDKE and ANDRÉ (1986) and TRIVIÑOS (1987), consisting of two studies (diagnostic and deepening). As instruments, questionnaire and semi-structured interview were used. In if treating of an initial diagnostic, they were invited to announce all of the teachers licensed by the Physical Education School and Sport of the São Paulo University starting from the restructuring curricular happened in the year of 1995. This is justified in the measure in that that restructuring, it elaborated a specific and subsequent pedagogic project of teachers' formation to the baccalaureate course. The applied questionnaire is constituted of four aspects: aspects of the graduation; professional performance; professional updating and masters degree courses and professional accomplishment. With the interview it intended to deepen the identification and the apprehension forms of the necessary professional competences to the educational action. The courses of teachers' (initial and continuous) formation cannot abstract of the knowledge of the representation that the teachers already have on his work, their competences and knowledge, then the relevance of that study
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-07-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.