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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2008.tde-03092012-105255
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Rey Perez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Meira Junior, Cassio de Miranda (Presidente)
Clark, Suzete Chiviacowsky
Tani, Go
Título em português
Traços de personalidade e estrutura de prática na aquisição de uma habilidade motora
Palavras-chave em português
Aprendizagem motora
Extroversão
Habilidade motora
Introversão
Prática
Traços de personalidade
Resumo em português
O conhecimento de características das pessoas auxilia a individualizar a maneira de estruturar a prática de tarefas, o fornecimento de informação e a seleção de pessoas mais aptas a desempenhar certas funções. Há evidências de que essas características individuais, como traços de personalidade, podem afetar a aprendizagem de habilidades motoras. Investigar o efeito de diferentes estruturas de prática na aquisição de uma habilidade motora em indivíduos extrovertidos e introvertidos foi o objetivo deste trabalho. Noventa e seis universitários de ambos os sexos foram selecionados depois de responder o EPQ (Eysenck Personality Questionnaire). A tarefa envolveu o pressionamento seqüencial de teclas em duas fases: aquisição (108 tentativas, em três variações da tarefa, exceto os grupos de prática constante, que executaram apenas uma variação) e transferência (imediata e atrasada, cada uma com 12 tentativas). Os participantes foram alocados em seis grupos de prática, formados com a combinação do traço Extroversão/Introversão e a estrutura de prática (constante, blocos e aleatória). As medidas envolveram o erro global, o erro de timing relativo e o erro de timing absoluto. Os resultados indicaram que, além de ter havido aprendizagem da tarefa motora, o desempenho dos introvertidos em relação aos extrovertidos foi melhor no início da aquisição e pior na transferência. Conclui-se que, independentemente da estrutura de prática, as características individuais relativas à Extroversão/Introversão influenciam não só o desempenho, mas também a aprendizagem motora
Título em inglês
Personality traits and practice schedule in the acquisition of a motor skill
Palavras-chave em inglês
Extraversion
Introversion
Motor learning
Motor skill
Personality traits
Practice
Resumo em inglês
The knowledge of personal characteristics aids to individualize the way practice is scheduled and information is provided, as well as to selecting better suitable people to carry out certain functions. There is evidence that these individual characteristics, for instance personality traits, might affect the learning of motor skills. The purpose of this study was to investigate the effect of different practice schedules on the acquisition of a motor skill in extraverts and introverts. 96 undergraduate students were selected after answering the EPQ (Eysenck Personality Questionnaire). The task involved a sequential key-press and the design comprised two phases: acquisition (108 trials, at three task variations, except the constant groups, which performed only one variation) and transfer (immediate and delayed, 12 trials each). The participants were allocated in one of six practice groups, formed by the combination of Extraversion/Introversion trait and the practice schedule (constant, blocked and random). Measurement involved global error, relative timing error and absolute timing error. The results showed that, not only did learning occur, but also the performance of introverts, in comparison with extraverts, was higher at the beginning of acquisition and lower on transfer. As a conclusion, regardless of the practice schedule, individual characteristics of Extraversion/Introversion have influence over motor performance, as well as over motor learning
 
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ABSTRACT.pdf (7.54 Kbytes)
AGRADECIMENTOS.pdf (4.79 Kbytes)
CAPA.pdf (3.56 Kbytes)
Dissertacao.pdf (988.33 Kbytes)
Folhaderosto.pdf (3.93 Kbytes)
Listadeanexos.pdf (5.93 Kbytes)
listadefiguras.pdf (8.97 Kbytes)
listadetabelas.pdf (4.65 Kbytes)
RESUMO.pdf (7.75 Kbytes)
Sumario.pdf (5.16 Kbytes)
Data de Publicação
2012-09-03
 
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