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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.39.2008.tde-07112008-113443
Documento
Autor
Nombre completo
Gizele Nicoletti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Manoel, Edison de Jesus (Presidente)
Ferraz, Osvaldo Luiz
Nabeiro, Marli
Título en portugués
Inventário das ações motoras de crianças pré-escolares no playground
Palabras clave en portugués
Ação
Brincadeira
Criança
Padrões fundamentais de movimento
Resumen en portugués
O objetivo do estudo foi fazer um inventário das ações motoras de crianças em situações livres num ambiente típico da infância, a escola de educação infantil. Buscou-se identificar quais eram as brincadeiras típicas das crianças estudadas e suas relações com idade e gênero. Quarenta crianças entre quatro e cinco anos foram observadas individualmente durante dez minutos, quando brincavam livremente. As crianças permaneceram mais tempo realizando comportamentos posturais seguido por manipulação e locomoção. Dos comportamentos, ficar em pé, sentar, andar, manipulação fina e segurar foram os comportamentos mais observados. Das brincadeiras, os meninos brincaram mais de areia, miscelânea e futebol. As meninas brincaram mais de areia, miscelânea e fantasia. As crianças de quatro anos permaneceram mais tempo brincando de areia e miscelânea, enquanto as crianças de cinco anos brincaram mais de areia, miscelânea, futebol e fantasia. A partir dessas observações pode-se perceber que as crianças exploram o ambiente físico onde estão inseridas, independente do sexo. Entretanto, o espaço físico claramente condiciona as habilidades executadas pelas crianças
Título en inglés
Survey of preschool children's motor actions in the playground
Palabras clave en inglés
Action
Child
Fundamental movement paterns
Play
Resumen en inglés
The goal of study was to survey the motor actions children perform in a typical childhood environment, playground of elementary school. The central issue was to see whether these actions were related to age, sex and the kind of toy used. Forty 4 and 5 years children were observed, individually, for ten minutes while playing freely. The children spent more time in postural behaviors, followed by manipulative and locomotive behaviors. Of these behaviors, stand, sit, walk, fine manipulations and hold were the most observed. Boys spent more time playing sand pit, miscellaneous and soccer. Girls spent more time playing sand pit, miscellaneous and fantasy. Four years old children spent more time playing sand pit and miscellaneous, while five years old children playing sand pit, mescellaneous, soccer and fantasy. Throughout these observations it can be noticed that children exploit the physical environment which they are inserted regardless of sex and age. However, physical space clearly affect the kind of behavior children become envolved
 
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Capa.pdf (95.86 Kbytes)
Fecha de Publicación
2008-11-19
 
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