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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.39.2012.tde-09112012-103907
Documento
Autor
Nombre completo
Michele Viviene Carbinatto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Nunomura, Myrian (Presidente)
Correia, Walter Roberto
Ishibashi, Eliana de Toledo
Manoel, Edison de Jesus
Piccolo, Vilma Leni Nista
Título en portugués
A atuação do docente de ginástica nos cursos de licenciatura em educação física
Palabras clave en portugués
Atuação docente
Educação física
Ginástica
Inter e transdisciplinaridade
Teoria da complexidade
Resumen en portugués
As discussões sobre a formação profissional em Educação Física foram assíduas em dois momentos, a saber: a década de 80 e após o ano 2000, com a consolidação do Conselho de Educação Física e ampliação de oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área, além de significativo aumento na produção do conhecimento. Dentre os tópicos questionados, a atuação do docente universitário passou a ser questionada, especialmente no fato do ensino transmissivo pairar sobre o trabalho daquele no ensino superior. Neste cenário, críticas e apontamentos passaram a ser apresentados no intuito de melhor balizar a atuação do docente universitário em prol de uma formação mais abrangente e contextualizada às necessidades da sociedade. Apoiados na base epistemológica da Teoria da Complexidade, na inter e na transdisciplinaridade como fundamentais para balizar a operacionalização de modalidades didáticas (estratégias metodológicas, avaliação, processo ensino-aprendizagem, dentre outros) do docente do ensino superior, o presente estudo investigou no discurso de 14 docentes que ministram disciplinas de ginástica em cursos de licenciatura em Educação Física do estado de São Paulo, se aqueles princípios estavam presentes e, caso positivo, como se apresentavam na prática educativa. Os dados revelaram indícios da preocupação dos docentes com a formação de seus alunos, entretanto, a atuação ainda está enraizada em modelos tradicionalistas, com interesse na apresentação de dados e de conceitos e, não necessariamente, na reflexão e apreensão dos conhecimentos da área. A estratégia que melhor se enquadrou aos princípios educativos da base epistêmica por nós defendida referiu-se aos seminários (sem clara alusão à discussão durante o mesmo) e as apresentações, em formatos de festivais e de coreografias, pautadas nos preceitos da ginástica geral. Observamos também superficialidade nas discussões da atuação sobre a perspectiva da inter e da transdisciplinaridade, importantes para diminuir a verticalidade e fragmentação do conhecimento, que dificulta o entendimento do fenômeno que se estuda, no caso, da ginástica. Afinal, acreditamos que as aulas de ginástica nas Universidades devem permear a valorização da iniciativa e da autonomia, da imaginação e da invenção, a ação em relação ao discurso e a apropriação do saber em relação à sua transmissão
Título en inglés
Professor´s performance in gymnastics in physical education degree
Palabras clave en inglés
Complexity theory
gymnastics
Physical education
Professor performance
Resumen en inglés
Discussions on training in physical education were assiduous in two stages, namely: the 80's and after 2000 with the consolidation of the Council of Physical Education and extension of offer undergraduate and postgraduate area as well as significant increase in knowledge production. Among the topics questioned the performance of the professor at the university had to be questioned, especially focusing in the transmissive teaching over that work in higher education. In this scenario, critical notes began to be presented in order to better delimit in favor of a more comprehensive training and contextualized to the needs of society. Backed by Complexity Theory, inter and transdisciplinarity as fundamental to mark the operationalization of teaching methods (methodological strategies, assessment, teaching-learning process, and others) in higher education, this study investigated the discourse of 14 professor who teach disciplines of gymnastics in undergraduate courses in Physical Education of São Paulo state, if those principles were present and, if so, how it presented in their practice. The results revealed evidence of concern of them with the education of students, however, the performance is still rooted in traditionalist models, with interest in the presentation of concepts and not necessarily reflect the knowledge and understanding of the area. The strategy that best fit the educational principles of epistemic ideas defended by us referred to the seminars (without clear reference to the discussion during the same) and the presentations in formats of festivals and performances, rooted in the precepts of general gymnastics. We also observed superficial discussions about the prospect of action of inter and transdisciplinarity, important to reduce the verticality and fragmentation of knowledge, which complicates the understanding of the phenomenon being studied, in the case of gymnastics. After all, we believe that gymnastics classes in universities should permeate the valuation of autonomy and initiative, imagination and invention, the action with discouse and the appropriation of knowledge in relation to its transmission
 
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Tese_Carbinatto.pdf (2.38 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-11-12
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • NUNOMURA, M., Carbinatto, M, e CARRARA, P. D. S. A Formação Profissional na Ginástica Artística. Pensar a Prática , 2013, vol. 16, p. 01.
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