• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.39.2008.tde-27012009-094851
Documento
Autor
Nome completo
Wallace Oliveira Marante
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Ferraz, Osvaldo Luiz (Presidente)
Knijnik, Jorge Dorfman
Winterstein, Pedro Jose
Título em português
Motivação e educação física escolar: uma abordagem multidimensional
Palavras-chave em português
Ambiente de aprendizagem
Clima motivacional
Educação física escolar
Motivação
Resumo em português
Ao considerarmos hipoteticamente três alunos com aptidões e potencialidades similares para as aulas de Educação Física, poderemos observar que um deles se identifica e realiza o programa proposto, enquanto outro apenas cumpre com seu dever de participar e para um terceiro as situações que surgem nas aulas são desagradáveis e enfadonhas. As diferenças de motivação podem explicar, em parte, níveis de envolvimento diferenciados. Apesar de sua importância para a aprendizagem, motivação raramente recebe a devida atenção de professores e pesquisadores. Com a realização deste estudo buscou-se discutir a importância do conhecimento e aplicação intencional de conceitos motivacionais em sua complexa dinâmica de desencadeamento. Nesta perspectiva, o professor deve reconhecer não somente temas de planejamento como: metodologia, conteúdos, avaliação e objetivos, mas considerar também a dimensão emocional e motivacional de sua atuação. O presente estudo teve a intenção de compreender o fenômeno motivação em seus diferentes aspectos estabelecendo e analisando as relações mais significativas entre os componentes motivacionais e o processo ensino e aprendizagem em Educação Física. Mediante tal análise, estabeleceu-se o propósito de proporcionar conhecimentos necessários à construção de um ambiente de aprendizagem: a) favorável ao aprimoramento da qualidade de oportunidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos frente às atividades propostas, e; b) favorável à criação de impressões positivas relacionadas às atividades físicas e corporais, podendo contribuir assim, na incorporação dessas práticas à vida das pessoas. Dessa maneira este estudo se propôs a apontar orientações didáticas comprometidas com questões motivacionais, compondo diretrizes úteis para desenvolver a motivação em aulas de Educação Física
Título em inglês
Motivation and school physical education: a multidimensional approach
Palavras-chave em inglês
Learning environment
Motivatiobal climate
Motivation
School physical education
Resumo em inglês
Considering hypothetically three students with similar aptitudes and potentialities for Physical Educations class, we will be able to observe that one of them can identify himself/herself and accomplish the proposal program, while another one can just fulfills with his/her duty to participate and for a third one the situations that appear in the classes are unpleasant and boring. The motivation differences can explain, in part, differentiated levels of involvements. Although, being important for the learning, motivation rarely receives the significant attention from teachers and researchers. This study searched to examine the importance of the knowledge and intentional application of motivational concepts in its dynamic complex of occurrence. In this perspective, the teacher must not only recognize planning subjects as: methodology, contents, evaluation and objectives, but he must also consider the emotional and motivational dimension of its performance. The present study had the intention to understand the motivation phenomenon in its different aspects, establishing and analyzing the most significant relations between the motivationals components and the process of education and learning in Physical Education. Through such study, it was established the intention to provide the necessary knowledge to the construction of a learning environment: a) favorable to the improvement of the quality of learning opportunities and the students involvements during the activities proposals, and; b) favorable to the creation of positive impressions related to the physical and corporal activities, being able to contribute thus, in the incorporation of these practical to the life of the people. In this way, this study proposed to point didactic orientation compromised with motivationals issues, composing useful lines of direction to develop the motivation in Physical Education's classes
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ABSTRACTUSP.pdf (44.19 Kbytes)
AGRADECIMENTOS.pdf (34.15 Kbytes)
ANEXOSUSP.pdf (66.84 Kbytes)
CAPAUSP.pdf (22.35 Kbytes)
FOLHA_DE_ROSTOUSP.pdf (18.82 Kbytes)
LISTADEANEXOSSUSP.pdf (36.88 Kbytes)
LISTADEFIGURASUSP.pdf (36.71 Kbytes)
LISTADETABELASUSP.pdf (44.11 Kbytes)
RESUMOUSP.pdf (43.10 Kbytes)
SUMRIOUSP.pdf (41.01 Kbytes)
Data de Publicação
2009-02-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.