• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2019.tde-18072019-113909
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Sabino da Silva Filho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Correa, Umberto Cesar (Presidente)
Nunes, Marcelo Eduardo de Souza
Massa, Marcelo
Tani, Go
Título en portugués
As instruções no contexto escolar de ensino-aprendizagem do futsal
Palabras clave en portugués
Educação física escolar
Ensino-aprendizagem
Futsal
Instruções
Professor
Resumen en portugués
O objetivo desse estudo foi investigar as instruções fornecidas por professores de educação física no contexto de ensino-aprendizagem do futsal. Especificamente, buscou-se: (1) identificar quais instruções professores de educação física forneciam em (a) aulas de educação física, (b) aulas de Atividades Curriculares Desportivas (ACD) e (c) Jogos Esportivos do Estado de São Paulo; (2) sobre qual aspecto do futsal as instruções se referiam (categoria); (3) se o tempo de magistério influenciava nas instruções. Participaram voluntariamente dessa pesquisa cinco professores de educação física da rede estadual de ensino de São Paulo, do sexo masculino, com idade média de 38,8 anos (± 7,6 anos). Foram realizadas filmagens de quatro aulas de educação física curricular, quatro aulas de ACD e cinco jogos nos JEESP. Foram transcritas e categorizadas de acordo com o instrumento de análise da instrução SAPCI, 1543 instruções: 286 em aulas, 486 nos treinos e 771 nos jogos. O método de análise de conteúdo foi utilizado para a interpretação do significado da instrução. Além disso, os dados foram analisados descritivamente em termos da quantidade de ocorrências de cada instrução. Três análises foram realizadas: a primeira considerou as instruções intra dimensão de ensino, isto é, na aula, no treino e no jogo; na segunda, as instruções foram analisadas comparando-se as dimensões (aula vs. treino vs. jogo); e, na terceira as principais instruções foram analisadas em razão do tempo de magistério dos professores. Os resultados revelaram que (1) as instruções sobre técnica ofensiva passe foram as únicas observadas nas três dimensões, além de serem aquelas mais fornecidas nas aulas de educação física e em treinos; (2) nos jogos, a ênfase instrucional esteve sobre Tática Individual Defensiva Jogo Posicional; e (3) os professores com maior tempo de magistério forneceram instruções relacionadas a Tática Individual Defensiva Jogo Posicional enquanto que aqueles com menor tempo de magistério o fizeram em relação às regras e violações
Título en inglés
The instructions in the school context of teachinglearning of futsal
Palabras clave en inglés
Futsal
Instructions
School physical education
Teacher
Teaching-learning
Resumen en inglés
The aim of this study was to investigate the instructions provided by physical education teachers in the school context of teaching-learning of futsal. Specifically, it was investigate: (1) which instructions physical education teachers provided in (a) physical education classes, (b) classes of Sports Curricular Activities (ACD), and (c) Sports Games of the State of São Paulo (JEESP); (2) which aspect of futsal the instructions referred to (category); (3) whether the instruction was influenced by the time working as a teacher. Five physical education teachers of the educational system in the state of São Paulo, all males with mean age of 38.8 years (± 7.6 years) participated voluntarily in this study. Four physical education classes, four ACD classes and five games at JEESP, in three dimensions of teaching were recorded. 1543 instructions were transcribed and categorized according to the SAPCI instruction analysis tool: 286 from physical education classes; 486 from futsal training and 771 from games. The content analysis method was used to interpret the meaning of the instruction. In addition, data were analyzed descriptively in terms of the number of occurrences of each instruction. Three analyzes were carried out: the first one considered the intradimension instructions, that is, in the classes, training and games; in the second, instructions were analyzed comparing the dimensions (classes vs. training vs. games); and, in the third the main instructions were analyzed based on teachers' time working as a teacher. The results revealed that (1) instructions about offensive technique of passing were the only one observed in the three dimensions. Furthermore, they were those most provided in physical education classes and training; (2) in the games, the instructional emphasis was on defensive individual tactic - positional game; and (3) teachers with the longest time working as a teacher emphasized instructions related to defensive individual tactic - positional game, whereas teachers with shortest time working as a teacher focused on rules and violations
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-08-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.