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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-21012020-141043
Documento
Autor
Nome completo
Thaís da Silva Baptista
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Zimmermann, Ana Cristina (Presidente)
Freire, Ida Mara
Masini, Elcie Apparecida Fortes Salzano
Saura, Soraia Chung
Título em português
A dança do ventre: movimento e expressão
Palavras-chave em português
Corpo
Dança
Feminino
Fenomenologia
Resumo em português
Praticada há séculos no Oriente Médio e recentemente conhecida pelos ocidentais, a dança do ventre vem ganhando espaço na vida de mulheres do mundo todo. Entretanto, para além dos limites das escolas e eventos, as noções sobre dança do ventre se baseiam em fantasias, por vezes restritas, sobre a cultura árabe e, numa visão limitada sobre sua prática. No Brasil, são poucas as investigações no âmbito acadêmico que nos auxiliam a entender o que leva tantas mulheres a se envolverem com a dança do ventre, mantendo vivas suas tradições, em realidades que se distanciam, geográfica e culturalmente, das raízes desta dança. O objetivo geral desta pesquisa é investigar fatores relacionados ao movimento humano presentes na dança do ventre, levando em conta seus aspectos simbólicos e expressivos. Os objetivos específicos são: investigar o contexto histórico e cultural relacionado à origem e difusão da dança, e identificar os movimentos contidos na prática e seus fatores de religação e hereditariedade, por meio de uma perspectiva simbólica. Por essa razão, a abordagem para este projeto é de raiz fenomenológica para a compreensão da dança em termos gerais, como movimento visível e qualitativo, aprofundada na fenomenologia da imaginação para pensar a dança do ventre, especificamente. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a temática da dança e um estudo da experiência que conta com entrevistas, imagens e registros da pesquisa de campo. O texto final estabelece o diálogo entre o material proveniente de pesquisa de campo e o referencial teórico
Título em inglês
The Belly Dance: movement and expression
Palavras-chave em inglês
Body
Dance
Feminine
Phenomenology
Resumo em inglês
Practiced for centuries in the Middle East and recently known to Westerners, belly dancing has been conquering space in the lives of women around the world. However, beyond the limits of schools and events, the notions of belly dancing are based on fantasies, sometimes restricted, about arab culture and in a limited view of its practice. In Brazil, there are few academic studies that help us to understand what leads so many women to become involved in belly dancing, keeping their traditions alive, in realities that are geographically and culturally distant from the roots of this dance. The general objective of this research is to investigate factors related to human movement present in the belly dance, taking into account its symbolic and expressive aspects. The specific objectives are: to investigate the historical and cultural context related to the origin and diffusion of dance, and to identify the movements contained in the practice and their factors of re-union and heredity, through a symbolic perspective. For this reason, the approach of this project is phenomenological to understand dance in general terms, as a visible and qualitative movement, deepened in the phenomenology of imagination to think belly dance specifically. This work presents a bibliographical review on the theme of dance and a study of the experience that counts on interviews, images and records of the field research. The final text establishes the dialogue between the material coming from the field research and the theoretical reference
 
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Data de Publicação
2020-01-29
 
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