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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2024.tde-22072024-100913
Documento
Autor
Nome completo
Renato Reis de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Bastos, Flavio Henrique (Presidente)
Nunes, Marcelo Eduardo de Souza
Pacheco, Matheus Maia
Walter, Cinthya
Título em português
Desempenho cognitivo e aprendizagem motora autocontrolada em idosos
Palavras-chave em português
Aquisição de habilidades motoras
Cognição
Envelhecimento
Idosos
Tempo de reação de escolha
Resumo em português
Estudos prévios reportam superioridade - melhor desempenho nos testes de retenção e/ou transferência - do autocontrole de conhecimento de resultados na aprendizagem de uma tarefa motora. Contudo, a maioria dos estudos com participantes idosos não apresentam essa superioridade. Os autores relatam que a idade e as alterações cognitivas decorrentes do envelhecimento podem estar associadas a esses resultados, contudo, nenhum estudo inseriu algum indicador do desempenho cognitivo em seus desenhos experimentais. O objetivo deste estudo foi investigar se o desempenho cognitivo modula a aprendizagem motora em uma condição autocontrolada de feedback em participantes idosos. Adicionalmente, investigamos se o desempenho cognitivo se associa com a idade e com as escolhas realizadas pelos participantes na tarefa. 20 voluntários acima de 60 anos participaram deste estudo. Como critério de inclusão, todos os participantes realizaram uma avaliação cognitiva por meio do Montreal Cognitive Assessment (MoCA), tendo sido necessário um escore mínimo de 19 pontos para participação no projeto. O desempenho cognitivo foi avaliado por meio da tarefa de tempo de reação de 4 escolhas Deary-Liewald, contendo 8 tentativas de familiarização e 40 tentativas de prática, realizada em computador. A aprendizagem motora foi avaliada por uma tarefa de timing antecipatório, contendo 20 tentativas de familiarização (baseline), 70 tentativas de prática (fase de aquisição), um teste de retenção imediato logo após a fase de aquisição, e, 48 horas após a fase de aquisição, um teste de retenção atrasado. Após cada tentativa da Aquisição os participantes podiam solicitar feedback, no caso conhecimento de resultado, em milésimos de segundos, sobre a meta da tarefa. Antes da primeira tentativa, a cada 14 tentativas da fase de aquisição e antes dos testes de retenção imediato e atrasado, um questionário para avaliar a percepção de autoeficácia dos participantes foi aplicado. Após a 45ª tentativa e ao final da fase de aquisição (70ª tentativa), um questionário para investigar as estratégias feitas pelos participantes também foi aplicado. O desempenho dos participantes na tarefa foi submetido a modelos lineares hierárquicos bayesianos para verificar a mudança de desempenho em função da prática. Percepção de autoeficácia, desempenho cognitivo e frequência de solicitação de conhecimento de resultados também foram submetidos a modelos bayesianos para investigar seus efeitos na aprendizagem motora
Título em inglês
Cognitive performance and self controlled motor learning in the elderly
Palavras-chave em inglês
Ageing
Choice reaction time
Cognition
Motor skill acquisition
Older people
Resumo em inglês
Previous studies report superiority - better performance in retention and/or transfer tests - of self-control knowledge of results in the learning of a motor task. However, most studies with elderly participants do not show this superiority. Authors suggest that age and cognitive changes due to aging may be associated with these results. However, no study has incorporated an indicator of cognitive performance into its experimental designs. The aim of this study was to investigate whether cognitive performance modulates motor learning in a self-controlled feedback condition in elderly participants. Additionally, we investigated whether cognitive performance is associated with age and the choices made by participants in the task. Twenty volunteers above 60 years old participated in this study. As an inclusion criterion, all participants underwent a cognitive assessment through the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), requiring a minimum score of 19 points for participation in the project. Cognitive performance was assessed through the Deary-Liewald 4-choice reaction time task consisting of 8 familiarization trials and 40 practice trials, conducted on a computer. Motor learning was evaluated by an anticipatory timing task, consisting of 20 familiarization trials (baseline), 70 practice trials (acquisition phase), an immediate retention test, immediately after the acquisition phase, and, 48 hours after the acquisition phase, a delayed retention test. After each trial of the acquisition phase, participants could request feedback, in the form of knowledge of results, in milliseconds, about the task goal. Before the first trial, every 14 trials of the acquisition phase, and before the immediate and delayed retention tests, a questionnaire to assess participants' self-efficacy was administered. After the 45th trial and at the end of the acquisition phase (70th trial), a questionnaire to investigate the strategies employed by participants was also administered. Participants' performance in the task was subjected to Bayesian hierarchical linear models to verify the change in performance due to practice. Self-efficacy, cognitive performance, and frequency of knowledge of results were also subjected to Bayesian models to investigate their effects on motor learning
 
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Data de Liberação
2026-05-17
Data de Publicação
2024-07-23
 
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